Após o Gran Premio de Espanha, que terminou com um pódio para a Monster Energy Yamaha MotoGP Team, Fabio Quartararo e Álex Rins retomaram na segunda-feira o trabalho no Circuito de Jerez – Ángel Nieto, aproveitando ao máximo o Teste Oficial de MotoGP de Jerez. Em condições de sol e vento, a dupla fez um grande esforço para recolher o máximo de dados possível enquanto experimentava um motor atualizado. Terminaram em 3º e 4º lugar, respetivamente, na classificação geral.
Em declarações para a imprensa da Monster Energy Yamaha MotoGP, Massimo Meregalli falou sobre o que foi feito durante o dia de testes, especialmente na nova atualização do motor.
– Acabámos por ter um fim de semana muito bom, seguido de um teste bem sucedido. Hoje conseguimos recolher algumas boas informações. O tema principal foi o motor atualizado, que não é o V4. Estávamos curiosos para ouvir os comentários dos pilotos, porque estamos prontos para utilizar esta especificação de motor actualizada em Le Mans como o nosso terceiro motor. Os comentários dos pilotos foram positivos e estamos satisfeitos. Sabemos que o motor atualizado tem um pouco mais de potência, embora o carácter da moto continue a ser o mesmo, por isso é apenas uma vantagem. Estamos convencidos de que este motor é melhor.


Acrescentou ainda: ‘Temos de esperar mais um pouco pelo feedback dos engenheiros no que diz respeito ao aspeto aerodinâmico, porque é difícil para os pilotos sentirem-no. Ambos os nossos pilotos deram um feedback positivo e estão a sair deste teste com uma boa sensação, o que é um ótimo primeiro sinal. Vamos ver o que acontece a seguir em Le Mans, daqui a duas semanas.’