Maverick Viñales (KTM) elogiou a RC16 na apresentação oficial da equipa KTM a 30 de janeiro. O piloto espanhol teve a sua primeira oportunidade de pilotar a moto no teste de Barcelona em novembro do ano passado.
Após mais de dois meses e meio, Viñales teve a oportunidade de voltar à RC16 no primeiro dia do teste de Sepang. Foi 13º na tabela de tempos no final do dia, 0,997 segundos atrás do piloto mais rápido, Fabio Quartararo.


Em declarações após o primeiro dia de testes, segundo o site https://www.speedweek.com, Viñales falou sobre as sensações em cima da nova moto.
– A minha impressão da moto é positiva. Parece tudo muito natural, o que é muito importante para mim. Ainda há algumas coisas que preciso de aprender e melhorar, mas após cerca de 15 voltas estava a um bom nível. A sensação é boa, mas ainda preciso de aprender onde estão os pontos de travagem – ainda não sou muito bom nisso. É preciso travar de forma diferente com a KTM, ainda tenho de me adaptar à moto. Por vezes sou demasiado agressivo, outras vezes sou demasiado suave – é tudo uma questão de timing correto. Preciso de fazer mais voltas e depois vou conseguir dominar o assunto. O resto parece-me muito promissor.