O MotoGP arrancou para 25 voltas e Maverick Viñales entrou imediatamente nos cinco primeiros e consolidou o seu estatuto após a queda de Marc Márquez. Aproximou-se da roda traseira da luta pelo 2º e 3º lugar, mas não conseguiu efetuar uma manobra de ultrapassagem.
O seu 4º lugar e 13 pontos representam mais um fim de semana encorajador de competitividade duas semanas depois de ter passado a bandeira em P2 no Qatar, sendo que foi renegado à 14ª posição devido à pressão do pneus.


Em declarações para a imprensa da KTM, Maverick Viñales falou sobre mais um fim de semana muito positivo, desta vez, no GP de Espanha.
– Conseguia aproximar-me dos rapazes para o pódio, mas sempre que me aproximava era mais difícil parar a mota e ia mais devagar. Descia um pouco e depois ficava mais rápido e a mesma coisa! Era como um ioiô. Sabia que tinha de me contentar com o 4º lugar de hoje, o que também me parece bastante bom. O fim de semana foi positivo e estamos a crescer. Tínhamos uma boa base do Qatar e haverá pistas onde temos mais ou menos potencial e aqui era um sítio onde não esperava muito: há muito tempo que não era 4º em Jerez, por isso estou contente.