MotoGP: Maverick Viñales ao comando, Miguel Oliveira 20º

Por a 17 Maio 2019 14:20

Tal como aconteceu com o segundo treino livre de Moto3 também foi muito acidentada a segunda sessão cronometrada para os pilotos de MotoGP no circuito de Le Mans-Bugatti, palco do Grande Prémio de França.

Nomes como Danilo Petrucci, Joan Mir, Cal Crutchlow, Aleix Espargaró, Pol Espargaró e Jack Miller, os últimos a dobrar, não evitaram a incursão ao chão no traçado gaulês.

Quanto a Miguel Oliveira foi novamente o 20º classificado, mas melhorou em mais de meio segundo o seu registo pessoal em comparação com a manhã, onde o foco esteve essencialmente na afinação do ritmo de corrida. O piloto luso, que está pela primeira vez a utilizar uma KTM RC16 com a mesma configuração dos pilotos oficiais da marca austríaca, esteve um pouco mais longe, do que tem vindo a ser habitual, de Johann Zarco (17º) e Pol Espargaró (7º) apesar da dupla queda do espanhol. Zarco voltou a desiludir, apesar de pela manhã ter ficado entre os 10 primeiros.

Já o colega de Miguel Oliveira, Hafizh Syahrin, continua remetido para a cauda do pelotão e pior do que isso continua sem mostrar sinais de evolução aos comandos da RC16, uma situação que já se arrasta desde a pré-época.

Quanto ao topo da tabela ficou para Maverick Viñales, que confirmou assim a boa forma da Yamaha na pista de Bugatti, pois já na primeira sessão havia sido uma moto do triplo diapasão a ficar na frente. Viñales, nos últimos instantes da sessão, rodou em 1m31.428s e ficou a menos de 0.3s do recorde oficial da volta mais rápida de um protótipo de MotoGP na pista de La Sarthe. Recorde esse que data de 2018 e está na posse de Johann Zarco. Para amanhã, dia da qualificação, e se as condições meteorológicas assim permitirem (está prevista chuva) deverá ficar aguardado o assalto final a esse mesmo recorde.

Numa sessão onde 15 pilotos ficaram separados por menos de um segundo, Marc Márquez quedou-se pelo segundo posto na frente de Fabio Quartararo (líder dos estreantes), o herói da manhã, Jorge Lorenzo, de volta às boas sensações com a Honda, e Andrea Dovizioso, o melhor aos comandos da Ducati. Cinco construtores diferentes no top 10 e três diferentes entre os cinco primeiros foi o que ditou a sessão.

No campo das desilusões o destaque vai naturalmente para os pilotos da Suzuki Álex Rins, Joan Mir e ainda o piloto da Yamaha Valentino Rossi, que não foi além do 16º lugar. Se chover amanhã e dada a atual classificação estes pilotos terão forçosamente de passar pela Q1, onde tentarão o acesso à Q2, fase decisiva da qualificação.

De referir ainda que em comparação com a sessão da manhã, Jack Miller foi o único que não conseguiu superar a sua melhor marca. Milagrosamente conseguiu ficar entre os 10 primeiros na tabela combinada do dia, face ao resultado da manhã, e com isso estar virtualmente na Q2.

Classificação combinada:


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
3 Comentários
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
FanMotores
FanMotores
5 anos atrás

para além do relato dos factos, era interessante que os senhores especialistas nos explicassem algumas coisas. Por ex:
– O que querem dizer com “mota do Miguel com as mesmas especificações das oficiais” – quer dizer que é rigorosamente igual? se sim, como justificam a diferença do Pol para o Zarco (este em anos anteriores sempre se evidenciou mais que o Pol)e para o Miguel (todos nós pensamos que o Miguel com mota igual chega para qualquer um do plantel).
– Lonrenzo face a Marc – como se explica tal diferença
– As Ducatis que costumam ser colegas do fim da grelha com as ktm tech3 e aprilias, são muito diferentes das outras, ou é uma questão de unhas
– Já agora na moto3, como se explica que o Can Oncu, no ano passado chegou à 1ª corrida em que participa e faz pool e vitória e este ano anda abaixo de 20º?

eram estas explicações que gostava de ter, pois mesmo para quem segue com alguma atenção as corridas, quando se diz KTM, Ducatti, etc, as pessoas assumem que são motos semelhantes e, depois, quando alguém fica para trás, a conclusão é que é culpa do piloto. todos nós acreditamos que o Miguel (por ex.) com a mota do Mir, do Quartararo ou do Bagnaia (para só falar dos igualmente rookies) faria tão bem ou melhor que eles, mas o que vai ficando para a história é a pool do francês e a última linha do Miguel…

TDNM
TDNM
Reply to  FanMotores
5 anos atrás

Acho que ninguém sabe se as motas são realmente iguais ou não. Estes protótipos têm milhares de possibilidades de afinação.
Por ex. A mota do Quartararo é quase igual às outras 3 mas tem um motor que não atinge uma rotação tão alta.
É uma possibilidade de especificação que a Yamaha decidiu usar devido a ele ser Rookie e assim têm menos gastos com manutenção. Se calhar agora estão arrependidos. Os motores não se podem mexer.
Por ex: o cal crutchlow disse uma vez que eles não podem ver o interior da caixa de velocidades que é um órgão primordial hoje em dia. Quem garante que a caixa do Márquez é igual à das outras hondas? Ninguém.
Dps o factor piloto faz toda a diferença. O Márquez com a Honda é imbatível, no entanto as outras hondas acabam longe longe. Ou a mota dele é MT melhor ou ele é mesmo rápido.
O Zarco tem um estilo de condução suave, tipo Lorenzo, trajetórias largas velocidade em curva, etc etc. A KTM não se conduz assim. É quase como trava a fundo, mete a mota em curva, pouca velocidade dentro da curva, obrigar a mota a ir pra lá, e acelerar a fundo o mais cedo possível. Trajetórias mais em V.
Ele não se adapta a isso. Ele é rápido mas a este nível 1 segundo é uma eternidade.
Ou a KTM se adapta a ele ou ele adapta-se à KTM. Acho que nenhuma das duas.
Pra mim ou há um click ou ele sai.
De resto o Miguel teve “azar” ao entrar esTe ano.
Antes havia umas ducatis velhas e umas Aprilia que eram presas fáceis. E agora isso mudou. as Ducati sao todas mais recentes e as Aprilia estão mt melhores.
Só tem que ter calma.
Está a fazer o que pode com a mota que tem. A mota ainda tem potencial acima do que o Miguel é capaz de fazer mas já não é muito. 1 segundo mais rápido talvez…a partir daí o Miguel anda o que a mota deixar.
Pelo menos é o que me parece. É quase especular. 🙂
Cumps.

últimas Motosport
Motomais
3
0
Would love your thoughts, please comment.x