MotoGP, Massimo Rivola: “Um pódio na abertura no Qatar seria bom”
Na véspera do teste do Catar, a Aprilia foi a última equipa de fábrica a mostrar a sua moto para a temporada de 2024. Mais marcantes que a pintura são os detalhes técnicos da RS-GP24, com especial foco na aerodinâmica para fazer frente às Ducati.
O team líder Massimo Rivola, mostrou-se otimista na apresentação no paddock do Circuito de Losail: “Temos um design muito bonito com um toque romântico. Estamos prontos e ansiosos pela próxima temporada.” Por “romântico” Rivola provavelmente quis dizer um toque mais roxo do que nos últimos anos. No entanto, o carbono bruto e sem pintura ainda é dominante.
Tecnicamente, os detalhes do quadro, do motor e, sobretudo, do conceito aerodinâmico são novos. O que é particularmente notável é o novo spoiler dianteiro. O objetivo é conseguir mais downforce na frente – não apenas nas retas, mas também nas curvas, o que é tecnicamente mais difícil do que se pensa. “Às vezes, os dados do túnel de vento não se coadunam com as sensações dos pilotos”, admitiu Massimo Rivola.
O que chama a atenção na traseira é o difusor, como o conhecemos na F1 que foi explicado pelo técnico Antonio Boselli: “O fluxo de ar empurra a traseira para baixo. Estamos orgulhosos que a Aprilia tenha trazido muitas inovações nesta área para o MotoGP.” As aletas atraentes no braço oscilante que vimos em Sepang também reapareceram na versão final da RSGP-24.
Sobre a dupla de pilotos da Aprilia, Rivola falou das suas expectativas: “Esperamos muito do Maverick nesta temporada. A velocidade está aí e ele está pronto para a primeira vitória com as nossas cores. Ele empurra a equipa e isso é bom. O Aleix mostrou em Sepang que a nova moto é mais rápida que a sua antecessora, o que também é uma coisa boa. O Maverick ainda não foi capaz de testar as novas peças adequadamente, então houve erros da nossa parte. Infelizmente, os adversários não dormem. O nosso objetivo nas primeiras corridas é não perder mais de cinco segundos para os vencedores. Um pódio na abertura da temporada no Qatar seria bom.”
A partir de amanhã e durante dois dias, vamos poder ver como todas as muitas inovações aerodinâmicas vão resultar nas Aprilia de Aleix e Viñales.