MotoGP, Massimo Rivola (Aprilia): “O objetivo é fazer melhor que no ano passado”

Por a 10 Março 2023 19:38

Da surpresa à confirmação: este será o objectivo da temporada de MotoGP 2023 para a Aprilia Racing.

Na época passada, a Aprilia registou um crescimento impressionante em termos de resultados (a sua primeira vitória no MotoGP, mais oito pódios e duas pole positions), o que colocou a equipa italiana entre os protagonistas do campeonato, na batalha até ao final da época pelos objectivos mais prestigiados de cada categoria.

“O nosso crescimento é inegável, tal como a rapidez com que melhorámos. É um caminho que não surgiu por acaso. Somos uma empresa melhor de todos os pontos de vista, por isso espero que esta tendência continue”, disse hoje Massimo Rivola, durante a apresentação do Team Aprilia Racing.

Agora a Aprilia enfrenta um duplo desafio – confirmar o seu potencial na batalha do campeonato e continuar a crescer, com mais algumas armas no seu arsenal, começando com a equipa satélite e os seus pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez, bem como um fluxo adicional de informação que virá a ser útil no desenvolvimento da RS-GP.

“O nosso desafio vai agora aumentar com a responsabilidade adicional de uma equipa-satélite que, embora por um lado nos permita ter muito mais informação disponível, será também um banco de ensaio importante para a nossa capacidade organizacional e analítica.” Comenta o CEO da Aprilia Racing.

No plano técnico, a evolução da Aprilia RS-GP envolveu todos os aspectos. O motor V4, que não pode evoluir durante a época depois de perder concessões, mas aumentou em potência e rotações máximas, mantendo ao mesmo tempo a sua excelente capacidade de condução. A ciclística foi revisitada com base nos pedidos dos pilotos, esforçando-se pela tracção e estabilidade.

“A pausa de Inverno, que foi de facto um dos períodos mais intensivos em mão-de-obra, foi positiva, tal como os primeiros testes, mas só na corrida poderemos avaliar o nosso nível em relação aos nossos rivais”, acrescenta Rivola, prudente na avaliação.

“Estaremos sob maior pressão e estamos perante um novo formato que implica novos desafios para as equipas e pilotos, mas preparámo-nos bem e acredito que começaremos a época do campeonato com uma motivação extremamente elevada.

A aerodinâmica mantém os conceitos introduzidos em 2022, tais como o painel lateral curvo ou a configuração característica da asa dianteira e evolui-os, confirmando a liderança tecnológica da Aprilia Racing no sector. A electrónica beneficia da introdução de uma nova Magneti Marelli ECU e de uma gestão estratégica refinada, objecto de um trabalho constante que continuará corrida após corrida.

“Objectivos? Fazer melhor do que no ano passado”, concluiu o principal responsável da Aprilia Racing no MotoGP.

Aleix Espargaró voltará a lutar pelo campeonato após o seu quarto lugar na época passada – com mais do que um arrependimento. Veterano da equipa por estatísticas e “Capitão” por aclamação unânime, Aleix poderá contar tanto com a simbiose perfeita com uma equipa que o tem seguido desde 2017, como com a experiência e maturidade que acumulou em mais de 200 Grandes Prémios do Campeonato do Mundo de Motociclismo. Para Maverick Viñales, a pressão positiva é igualmente clara. O talento do piloto de Rosas poderá agora contar com a completa harmonia com a estrutura da equipa e as características do RS-GP.

Por fim o piloto de teste Lorenzo Savadori está mais do que confirmado. O seu trabalho tem sido um dos pilares sobre os quais o enorme crescimento da Aprilia foi construído ao longo da época recente, e em 2023 participará com wildcard em três corridas, ainda por decidir.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x