MotoGP, Massimo Meregalli (Yamaha): “A nova moto será definitivamente mais rápida”
Após nove corridas de MotoGP a equipa de fábrica da Yamaha está melhor do que o esperado. Fabio Quartararo lidera o campeonato de pilotos e a Yamaha está em segundo nos Construtores. Quanto ao futuro, Luca Marmorini, um ex-engenheiro de Fórmula 1 da Ferrari, ficou encarregado de supervisionar o desenvolvimento do motor da nova YZR-M1 de 2023.
Massimo Meregalli é o Director de Equipa da Monster Energy Yamaha MotoGP Team, equipa de fábrica da Yamaha na categoria rainha. Após as duas corridas em Mugello e Barcelona, o campeão mundial Fabio Quartararo está confortavelmente na liderança da classificação geral.
“O Fabio continua a melhorar. Ele está mais rápido este ano do que no ano passado, mas isso não me surpreende porque já trabalho com ele há um ano e meio. Conheço-o, é muito determinado”, explicou Meregalli em entrevista ao GPOne.com. “A vantagem do Fabio é que ele diverte-se com o que faz e transfere esse espírito à equipa. Ao mesmo tempo, está sempre muito focado no seu trabalho. Por exemplo, no teste de Barcelona ele já estava nos boxes antes das 10h. Tinha a tediosa tarefa de comparar duas asas e como sempre deu o máximo de si. O Fabio consegue usar a força da moto a 100”, disse Meregalli, antigo piloto da Yamaha no Mundial de SBK.
“Fomos para Mugello e Barcelona para fazer a limitação de danos e ele terminou em segundo e primeiro.”
Quartararo tem insistido que gostaria de ter mais potência na moto. A equipa foi reforçada com Luca Marmorini, um ex-engenheiro de Fórmula 1 da Ferrari encarregado de supervisionar o desenvolvimento do motor . Veremos então outra M1 em 2023?
“A moto será definitivamente mais rápida”, sorriu Meregalli. “Estou convencido disso, porque Takahiro Sumi se tornou o chefe de desenvolvimento. Ele sempre teve uma mente muito aberta. Ele sabe em quais áreas estamos piores e quais as que estão a ir bem. Ele tem o poder de liderar o desenvolvimento, tenho certeza que as coisas vão mudar. O Luca Marmorini faz parte dessa nova forma de trabalhar, porque nunca tínhamos envolvido um consultor externo no nosso projeto.”
Quando veremos o novo protótipo na pista? Em resposta a esta pergunta dos nosso colegas da GPOne.com sobre a nova M1, Meregalli foi claro.
“No teste de Misano em setembro, vamos começar a testar com a primeira versão da moto de 2023”, esclareceu o diretor da equipe Yamaha.
Para 2023, a Yamaha perderá a equipa satélite WithU RNF, porque a equipa de Razlan Razali será fornecida e apoiada pela Aprilia no futuro.
“Atualmente não podemos usar os dados da equipa RNF. Infelizmente, existem grandes diferenças entre eles e nós”, disse o técnico de 51 anos. “Ainda é melhor ter uma segunda equipa do que não ter uma. Em um fim de semana de corrida ainda é possível coletar algumas informações. Não esperávamos, mas em 2023 estaremos sozinhos com a equipa de fábrica.”
“No futuro, o nosso objetivo é fornecer uma segunda equipa novamente”, deixou claro o italiano. “O problema é que todas as equipes atualmente têm contratos. Então provavelmente teremos que falar sobre isso na segunda metade da temporada do ano que vem”, concluiu Meregalli.