Após o anúncio de que a Yamaha tinha decidido desenvolver um motor alternativo de MotoGP em formato V antes do final da atual era de motores de 990cc, os rumores rapidamente entraram em ação. Mais recentemente, vários meios de comunicação do desporto motorizado falaram de possíveis testes iniciais do novo V4 antes do final do ano em Jerez ou Sepang.
No entanto, o novo desenvolvimento para a categoria rainha ainda não entrou em pista. O que, numa inspeção mais atenta, é tudo menos surpreendente. O mero desenvolvimento de um motor em V, por si só, não equivale à utilização em corrida do conceito modificado.
As palavras de Massimo Bartolini, que só é responsável pelas questões técnicas desde 2024, são inconfundíveis. Numa entrevista individual com a SPEEDWEEK.com após o anúncio, o engenheiro-chefe disse de forma credível.
– É preciso entender que não se trata apenas de implementar um novo motor. A decisão de implementar um motor V4 significa conceber uma mota de MotoGP completamente nova. Repito – completamente. Não é possível olhar para a unidade de tração de forma isolada. Na prática, é impossível colocar um novo motor desenvolvido na moto atual e depois testá-lo.
Imagem:https://sport.sky.it