Na época de MotoGP de 2024, a Yamaha fez um grande esforço para reduzir a diferença para os fabricantes europeus, especialmente a Ducati. Os dois pilotos de fábrica, Fabio Quartararo e Alex Rins, fizeram muito trabalho de teste nos fins-de-semana de corrida. A partir da segunda metade da época, o esforço fez-se sentir, o que se reflectiu em resultados sólidos, especialmente de Quartararo.
Um marco importante no caminho da Yamaha para recuperar o atraso foi a contratação do ex-engenheiro da Ducati Corse, Massimo Bartolini, para o início da época de 2024. Com o italiano, a equipa japonesa trouxe para a equipa um técnico de topo com uma mentalidade europeia. Bartolini é também considerado o especialista no paddock no que respeita aos pneus Michelin.
Em declarações, segundo o site https://www.speedweek.com, Bartolini falou sobre a importância dos pneus na classe rainha.
– Quando começámos com a Michelin em 2016, o pneu traseiro era muito bom, mas o pneu dianteiro era difícil de utilizar e não foi de estranhar que tenha havido muitos acidentes nos primeiros testes. Mas há que dizer que a Michelin fez um trabalho muito bom desde então, porque agora a dianteira está melhor do que quando começámos.