MotoGP, Márquez vs. Bagnaia: As últimas lutas entre dois campeões

Por a 30 Agosto 2024 19:52

Com a revelação oficial de que o oito vezes Campeão do Mundo foi o escolhido da Ducati para 2025, são de esperar lutas acesas entre o #93 e Pecco Bagnaia já na próxima época, ou mesmo antes. No entanto, já houve batalhas entre ambos que merecem ser lembradas.

Na próxima temporada, Marc Marquez (Gresini Racing Team) junta-se a Pecco Bagnaia (Lenovo Ducati Team) e vestirá pela primeira vez o vermelho de Bolonha, mas muita tinta certamente vai correr até ao teste de Valência, em novembro. Ambos são campeões e ambos vão disputar o estatuto de nº1 na Ducati em 2025. Vejamos então o que tem acontecido até agora…

No GP de Aragão de 2021 deu-se a primeira batalha intensa entre Marc Márquez e Pecco Bagnaia, com uma luta fascinante a desenrolar-se entre os dois, numa altura em que o espanhol vestia o fato laranja da Repsol Honda. Nesta fase, Bagnaia não tinha vencido uma corrida da categoria rainha, mas depois de afastar Marquez, o italiano ganhou impulso para conquistar a primeira das suas 22 vitórias até à data.

O ‘reecontro’ entre ambos deu-se no Grande Prémio de Portugal de 2024. De novo os dois envolveram-se numa batalha acesa depois de Marquez ter mudado da Honda para a Gresini Ducati. O resultado em Portimão foi mau para ambos que caíram na sequência de um contacto na Curva 5 no final da corrida, enquanto lutavam por um lugar entre os cinco primeiros.

No Grande Prémio de Espanha de 2024 (Jerez) a luta reacendeu-se entre os dois pilotos das Ducatis. Essa batalha era esperada a qualquer momento, só não se sabia quando. Com Marquez agora com máquinas competitivas, o espanhol – em casa – enfrentou o atual Campeão do Mundo. E fomos brindados com um grande espetáculo nas últimas voltas, com ambos os pilotos a tocarem-se antes da recta principal e Bagnaia a bater Márquez em cima da linha de chegada.

A par do recorde de público em Le Mans, assistiu-se a uma luta a três pela vitória entre Jorge Martin, Bagnaia e Marquez. Na última volta do  GP de França deste ano, Marquez deixou para trás a oportunidade de se aproximar por dentro do #1 para roubar o segundo lugar ao seu futuro colega de equipa. Foi uma vingança agridoce do oito vezes campeão mundial, depois da derrota inflingida pelo italiano GP caseiro de Marc Márquez.

Com o piloto de Cervera ainda na luta pelo título de 2024, podemos esperar muitas mais disputas memoráveis em pista entre os dois campeões do mundo nos próximos anos nesta temporada. Uma possível vitória do piloto da Gresini também não é de excluir… mas certamente este terá que contar com um mau dia de Bagnaia para Márquez voltar a vencer um Grande Prémio.

Imagens: Red Bull Content Pool

Campeonato

1. Francesco Bagnaia, 275 Pontos

2. Jorge Martin, 270

3. Enea Bastianini, 214

4. Marc Márquez, 192

5. Maverick Viñales, 139

6. Brad Binder, 128

7. Pedro Acosta, 125

8. Aleix Espargaró, 113

9. Fabio Di Giannantonio, 104

10. Alex Márquez, 98

11. Marco Bezzecchi, 73

12. Franco Morbidelli, 73

13. Miguel Oliveira,        55

14. Fabio Quartararo, 49

15. Jack Miller, 47

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x