MotoGP: Marc Márquez ‘rouba’ comando do campeonato a Andrea Dovizioso
A imprevisibilidade continua a ser a nota dominante da temporada de 2017, sendo várias as mudanças nas posições cimeiras do campeonato pelo que nesta altura, momento em que o campeonato inicia a habitual pausa de verão, são vários os candidatos ao título. Desta feita com a vitória no Grande Prémio da Alemanha, Marc Márquez subiu ao comando do campeonato.
Um cenário que parecia pouco provável há algumas semanas atrás quando o piloto espanhol abandonou devido a queda o GP de França e chegou a estar a mais de 30 pontos do primeiro posto. No segundo lugar e a cinco pontos do topo da tabela pontual está Maverick Viñales, piloto que liderou o campeonato durante praticamente toda a primeira metade, mas que nas últimas corridas baixou a sua forma. Segue-se o anterior líder, Andrea Dovizioso, que está a seis pontos de Márquez, o que revela bem o equilíbrio evidenciado em 2017.
O eterno Valentino Rossi é o quarto a 10 pontos, enquanto Dani Pedrosa é quinto e aproximou-se dos novamente dos lugares da frente ao ser terceiro na corrida realizada ontem em Sachsenring. O piloto da Honda está a 26 pontos do seu companheiro de equipa.
Nota ainda para Johann Zarco, sexto no campeonato, e que fecha a primeira metade da temporada como o melhor estreante e o melhor piloto satélite em competição. Nestes dois particulares campeonatos o piloto francês leva 13 pontos de vantagem sobre Jonas Folger, que também tem sido uma das agradáveis surpresas de 2017 e ocupa o sétimo posto.
Palavra também para Jorge Lorenzo, que fecha as primeiras nove corridas ao serviço da Ducati no nono posto da tabela pontual. O piloto espanhol está a 63 pontos do primeiro lugar e tem ainda algum trabalho pela frente até discutir as primeiras posições como já faz o seu companheiro de equipa, Andrea Dovizioso.