MotoGP, Marc Márquez (P2): “Agora temos a experiência de uma época inteira”
Antes do Grande Prémio da Malásia, Marc Márquez não esperava um pódio. Depois do segundo lugar na corrida sprint, o espanhol aponta como razão do surpreendente sucesso, a crescente experiência com a Ducati e a sua equipa Gresini.
– “Não teríamos conseguido fazer isto na primeira metade da temporada”, admitiu o oito vezes campeão mundial. “Agora, porém, temos a experiência de uma temporada inteira para trás, tanto com a moto quanto com a interação com os técnicos nas boxes. Quando temos problemas, agora sei o que preciso da moto e os meus mecânicos sabem o que preciso para o meu estilo de pilotagem.”
“Este entendimento mútuo ajuda enormemente na resolução de problemas e, como agora podemos ver mais claramente o que está a acontecer, também podemos correr riscos juntos no set-up da moto”, prossegue o #93 da Ducati GP23, uma moto com especificações anteriores.
Durante a corrida, Marc mostrou-se surpreendido com a rapidez com que saltou do segundo lugar na primeira fila da grelha e conseguiu posicionar-se atrás de Martin e Bagnaia.
“A minha partida foi impressionante, realmente muito boa. Nos treinos, o Pecco e o Jorge estiveram num nível diferente, num nível muito superior ao meu. Mas depois das mudanças que fizemos para a qualificação, rapidamente percebi na corrida que o meu nível de repente era o mesmo e consegui acompanhar estes tempos extremamente rápidos de 1,57. Então pensei: vamos ver o que consigo. Um pódio foi inesperado, mas é claro que foi ótimo e bem-vindo.”
Marc Márquez dedicou o seu sucesso às vítimas das cheias em Valência: “Isto realmente não ajuda as pessoas, mas quero que pelo menos sintam que somos solidários com elas.”
A corrida de 20 voltas de Sepang que pode definir o novo Campeão do Mundo, está agendada para as 15h00 locais, 07h00 de Portugal continental.