O teste em Barcelona marcou a primeira aparição de Marc Márquez como piloto oficial da Ducati. Depois de terminar a temporada de 2024 em terceiro lugar com três vitórias e dez pódios com a Desmosedici GP da equipa Gresini Racing MotoGP, o oito vezes Campeão do Mundo começou hoje oficialmente a sua nova aventura com a equipa de fábrica da Ducati.
Márquez, que se juntará a Bagnaia na próxima época, começou o dia depois de um primeiro “shakedown” pelo piloto de testes Michele Pirro. O espanhol concentrou-se então em testar novos componentes e diferentes configurações na sua Desmosedici GP “Todo al Rojo” (toda vermelha). Com 49 voltas e um melhor tempo de 1:39.454, Márquez terminou o dia em quarto lugar.
Em declarações para a imprensa da Ducati Lenovo Team, Márquez falou sobre o primeiro dia como piloto de fábrica da Ducati.
– Foi bom voltar ao trabalho como piloto de fábrica. Nas equipas de fábrica, os testes são sempre um pouco diferentes – temos de experimentar muitas coisas e ser tão precisos quanto possível com o nosso feedback. Hoje, concentrámo-nos principalmente no desenvolvimento da GP25, tentando determinar o que estava melhor e o que estava pior em comparação com a moto que pilotei este ano. No final, fizemos também uma comparação com a GP24. Alguns aspectos ainda precisam de ser melhorados, pois não é fácil chegar à pista com uma mota nova e já estar ao nível da que correu no ano passado. O bom é que tanto o meu feedback como o do Pecco foram muito semelhantes, o que vai ajudar a simplificar o trabalho dos engenheiros em casa durante o inverno. No geral, o balanço é positivo e estou contente.
Imagem:Ducati Lenovo Team