Depois de vencer tanto a corrida Sprint como o Grande Prémio na ronda de abertura do MotoGP na Tailândia, no passado fim de semana, as perspectivas de Marc Marquez no Campeonato do Mundo de MotoGP de 2025 foram comparadas às de Max Verstappen em 2023 pelo Campeão do Mundo de 500cc de 1999, Alex Criville.
Criville, cujo sucesso em 1999 fez dele o primeiro piloto espanhol a conquistar o título da categoria rainha, disse que a forma como Marquez, da Ducati Lenovo Team, venceu na Tailândia – onde liderou as primeiras seis voltas, depois caiu propositadamente para o segundo lugar para aumentar a pressão dos pneus dianteiros por razões legais, antes de recuperar a liderança a duas voltas do fim e vencer por 1,5 segundos – o fez lembrar da campanha dominante de Verstappen em 2023, em que o holandês venceu 19 dos 22 Grandes Prémios desse ano.
Em declarações, segundo o site https://www.crash.net/, Criville comparou Marc Márquez com Verstappen.
– O favorito [para o título] é claramente Marc Marquez. Eu vejo Marc muito feliz porque ele vê o seu irmão que progrediu muito e está na posição do pódio, está muito perto dele. E a partir daí Bagnaia terá de acordar para tentar lutar pelo título mundial, porque claramente Marc está muito superior esta época, muito em forma. Diria que me faz lembrar um pouco o [Max] Verstappen da Fórmula 1, que saiu e tornou tudo mais fácil. Parece que isso pode acontecer um pouco.