Marc Márquez desde que se juntou à Ducati em 2024 mudou substancialmente o seu estilo de condução. Todos os fãs do número 93 associavam o seu estilo com um agressivo e destemido em cima da RC213V, no entanto desde que pilota a Desmosedici GP esse estilo não é tão visível.
Numa entrevista para a revista BIKE, Marc Márquez explicou que a aerodinâmica da Honda e da Ducati são muito diferentes, logo têm de ser pilotadas de maneira diferente, o que “obrigou” o oito vezes campeão do mundo a mudar o seu estilo de condução..
– Agora, com esta aero (Ducati) precisamos de fazer o que a moto quer – não o que quero – porque se deslizamos matamos o downforce e torna-se mais difícil pilotar. Se tirassem a downforce da aerodinâmica podíamos ver outra vez derrapagens e “saves”. Com esta aerodinâmica não se consegue impedir uma queda porque quando estamos numa inclinação de 60º a aerodinâmica põe tanta força nos pneus que a perda de aderência não é gradual.


Acrescentou ainda sobre a diferença de pilotar a RC213V e a Desmosedici GP: ‘ Temos de pilotar a Ducati de maneira diferente. Com a Honda, se fossemos mais suaves éramos lentos três ou quatro centésimos mais lentos. Por isso tínhamos de puxar muita mais, o que significava mais risco e esforço físico. Quando pilotei a Ducati pela primeira vez disseram-me que era uma moto mais física, mas nem se compara com a Honda. As corridas que ganhei em 2024, pilotei de maneira super suave porque é a melhor maneira de pilotar uma Ducati.’