Jorge Martin coloca uma mão no título de MotoGP de 2024 após a vitória no Sprint da Malásia ser combinada com uma queda de Francesco Bagnaia. Match-point marcado para domingo, na corrida maior do GP da Malásia.
Bagnaia, que bateu Martin para a pole numa épica batalha de qualificação, saiu com a cabeça entre as mãos depois de cair do segundo lugar – entre Martin e Marc Marquez – na terceira volta de 10. O atual duplo campeão do mundo sofreu o seu oitavo abandono da temporada quando perdeu a frente na lenta curva 9 à esquerda.
Gigi Dall’Igna e Davide Tardozzi saíram da garagem da Ducati para confortar Bagnaia enquanto o turinense caminhava pelo pitlane. Bagnaia está agora a 29 pontos de Martin, que será coroado campeão amanhã se conseguir aumentar a sua vantagem para 38 pontos.
Marc Marquez manteve o segundo lugar, terminando a um segundo de Martin, enquanto a saída de Bagnaia deu o último lugar no pódio ao seu companheiro de equipa de fábrica, Enea Bastianini. O vencedor do Sprint do ano passado, Alex Marquez, que começou ao lado de Bagnaia e Martin na primeira linha, foi quarto.
Fabio Quartararo (Yamaha) foi quinto em novo bom resultado do francês, um lugar à frente de Franco Morbidelli, companheiro de equipa de Martin. As KTMs de Brad Binder, Jack Miller e Pedro Acosta completaram os nove primeiros, com Marco Bezzecchi a fechar o top 10 da corrida sprint
Andrea Iannone terminou sua primeira corrida de MotoGP desde 2019, e a primeira de Sprint, em 19º lugar. Todos os pilotos usaram as opções de pneus dianteiros macios e traseiros médios.
Um minuto de silêncio foi realizado antes do Sprint para as vítimas das inundações em Espanha.
A devastação causada pelas cheias em Valência também forçou o cancelamento do planeado final de época do MotoGP. O local de substituição ainda não foi anunciado.
Ricardo Ferreira
Imagens: Gold & Goose / Red Bull Content Pool