Pecco Bagnaia vai arrancar da pole position, depois de uma emocionante batalha com Jorge Martin na Q2, onde se viu o recorde de volta ser destruído pelos dois pretendentes ao título 2024 do MotoGP.
Johann Zarco (LCR Honda) e Brad Binder (KTM) foram os dois pilotos mais rápidos na primeira qualificação (Q1) que conseguiram a passagem ao Q2 que iria definir a grelha de partida para a corrida sprint. Fora desta equação ficaram Pedro Acosta (GasGas Tech3) , Marco Bezzecchi (Pertamina VR46) e Joan Mir (Repsol Honda). Andrea Iannone (Pertamina VR46) foi sétimo, mesmo à frente dos pilotos da Honda, Takaashi Nakagami (LCR Honda) e Joan Mir (Repsol Honda).
O #1 da Ducati conquistou uma incrível pole position no Grande Prémio da Malásia, aniquilando o anterior recorde de volta depois de ter registado 1:56.337. O italiano executou uma volta impecável, preparando o resto do fim de semana ao assegurar uma vantagem de 0,216s sobre o rival pelo título Jorge Martin (Prima Pramac Racing).
Jorge Martin foi o primeiro a baixar para uma volta 1:56 minutos, logo no início da sessão, mas não foi capaz de responder após a nova marca de Bagnaia ter sido estabelecida. Bagnaia e Martin vão ter a companhia de Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) na primeira linha da grelha depois de uma forte volta do #73 ter colocado o espanhol na P3, a 0,938s de distância.
A terceira linha da grelha é ocupada por Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) que ficou a 0.942s do melhor tempo, por Marc Márquez (Gresini Racing) e Enea Bastianini (Ducati). O australiano Jack Miller (KTM) lidera a terceira linha, ao lado dos dois pilotos da Yamaha, Fabio Quartararo e Alex Rins.
Brad Binder (KTM), Johann Zarco (LCR) como melhor piloto Honda em P9 e Maverick Viñales com a Aprilia, completaram o top 10 nesta sessão.