Francesco Bagnaia (Ducati) e Marc Márquez (Honda) foram os pilotos mais rápidos do primeiro segmento de qualificação do Grande Prémio da Malásia de MotoGP. O italiano teve sempre a sessão controlada, estabelecendo o tempo mais rápido em 1:58.645 minutos, com Marc Márquez a ficar em segundo, a 233 milésimos, quando parecia que Jack Miller o iria acompanhar.
Numa sessão em que estavam as duas motos oficiais da Ducati, da Honda e da KTM, só havia duas vagas para a Q2. E, no final da primeira série de voltas, parecia que os dois pilotos de fábrica tinham a questão controlada, com Bagnaia em primeiro e Miller em segundo, com uma vantagem de mais de dois décimos para Brad Binder, que era terceiro. Contudo, se Bagnaia foi instruído para voltar à box porque já tinha um tempo que lhe dava garantias, as coisas correram pior para o australiano.
Miller sofreu um aparatoso highside quando começava a sua última volta rápida, ficando à mercê de quem viesse atrás. Foi Marc Márquez que aproveitou, deixando Miller como quarto da sessão, o que o vai fazer partir do 14.º lugar, atrás de Brad Binder, que ficou a menos de dois décimos de Márquez. Seguem-se Cal Crutchlow, Fabio Di Giannantonio, Pol Espargaró, Johann Zarco, Miguel Oliveira, Remy Gardner, Alex Marquez (também caiu), Raul Fernandez, Tetsuta Nagashima e Darryn Binder.
Quanto a Miguel Oliveira, o português ocupava o nono lugar da sessão no final da primeira série de voltas, e, apesar de ter melhorado na segunda saída, manteve o nono lugar, o que equivale ao 19.º lugar como posição de partida para a corrida. O piloto da KTM fez a sua melhor volta em 1:59.699, ficando a 1.054 de Bagnaia.
A Q2 tem início agendado para as 8h30, para definir quem fica com a pole position.