MotoGP, Luca Marini, 4º: “A superfície de asfalto aqui é uma desgraça”
Com o quarto lugar nas tabelas de tempos combinadas das primeiras sessões de treinos, Luca Marini (Mooney VR46) foi o terceiro melhor piloto da Ducati. Este sábado, o piloto italiano quer principalmente testar as opções de pneus.
Durante a primeira sessão de treinos livres no Circuito das Américas (COTA) de 5,5 km, Luca Marini (25) demonstrou de forma impressionante que se sente em casa no Texas. Rapidamente estabeleceu o melhor tempo numa volta de 2:03.250. O atual décimo primeiro no campeonato do mundo lidou muito melhor na pista acidentada do que o companheiro de equipa e líder do MotoGP Marco Bezzecchi e, portanto, foi a ponta de lança da equipa Mooney VR46 Ducati.
No entanto, o irmão de Rossi começou por criticar as condições da pista. “A superfície de asfalto aqui é um desastre. Tivemos uma reunião com a Comissão de Segurança e a DORNA no ano passado e comunicamos claramente que não podemos continuar aqui assim. Mas nada aconteceu. Até piorou.”
Nas tabelas de tempos combinadas de sexta-feira, Marini terminou em quarto com o tempo de 2:02.416, 0,238 segundos atrás de Jorge Martin.
“Todos vamos ficar ainda melhor no sábado. Estou rápido na sexta-feira mas tenho que melhorar. Ainda não está claro para mim quais são os pneus ideais aqui. Muitos usam pneus dianteiros duros. O Pecco usa um médio atrás, é tudo meio estranho.”
Luca Marini quer largar na primeira linha para o sprint de sábado e o GP de domingo.
“É a única receita para evitar a selva a meio do pelotão e os riscos que esta pista oferece. Claro que nós conhecemos os pontos perigosos, mas se três pilotos forem para uma das curvas fechadas e encontrarem uma lombada, tudo pode acabar rapidamente.” Concluiu o italiano de 25 anos.
TEMPOS APÓS T2 MOTOGP, AUSTIN
1 Martin, Ducati, 2:02.178 min
2 Bagnaia, Ducati, +0,063 seg
3 Rins, Honda, +0,217
4 Marini, Ducati, +0,238
5 Alex Márquez, Ducati, +0,504
6 Viñales, Aprilia, +0,539
7 Quartararo, Yamaha , +0.543
8 Brad Binder, KTM, +0.557
9 Aleix Espargaró, Aprilia, +0.587
10 Miller, KTM, +0.663