MotoGP: Luca de Angelis explica medidas de segurança na pista
Luca de Angelis, da EM Motorsport, foi o convidado desta semana do podcast do Crash.net. A segurança nas pistas de MotoGP foi discutida, avaliando aquilo que já está implementado e aquilo que ainda pode ser melhorado.
Depois de muitos anos a trabalhar para melhorar a segurança na F1, a EM Motorsport mudou-se para o MotoGP esta temporada com a instalação dos seus painéis de bandeira digital, presentes em todos os circuitos para proporcionar aos pilotos uma visão mais clara dos sinais de bandeira emitidos pelos comissários.
Olhando para o futuro, de Angelis explica os alertas de segurança e a complexidade adicional de usar tais sistemas no MotoGP. Fala também sobre o uso de acelerómetros intra-auriculares para medir impactos e como esses dados podem ser fornecidos às equipas médicas antes mesmo de chegarem ao local de um grande acidente.
“Integrar diferentes componentes e diferentes partes que podemos providenciar é uma vantagem para o MotoGP, mas também para outros campeonatos. Implementámos os painéis com bandeiras pela primeira vez. Os painéis são uma coisa, mas se pudermos mostrar a mesma bandeira no tablier do piloto já é outra coisa”, começou por dizer.
“Como piloto, quando entro num setor, e vejo que o painel está amarelo, mas estou a olhar para outro lado, quando me aproximo do painel, a moto ou o carro vai mostrar a mesma bandeira do que o painel. E se eu tiver os auriculares, também recebo um aviso por áudio, e é uma terceira indicação que algo aconteceu em pista. E se eu não vir o painel, o tablier e não ouvir o áudio, ainda tenho os marshals a mostrarem as bandeiras”, referiu.