MotoGP, Linguagem do MotoGP: significado de alguns conceitos (parte 2)
O MotoGP é um desporto com as suas especificidades e possui alguns conceitos que podem não ser percetíveis para quem está a iniciar o acompanhamento da modalidade. O site do MotoGP lançou hoje a segunda de três partes de alguns desses conceitos, com as respetivas explicações.
Começando pela grelha, é o local onde os pilotos se alinham para começarem uma corrida. A grelha é composta por três pilotos por linha, cuja ordem é decidida na qualificação. Depois, há o highside e o lowside. O primeiro é um tipo de queda onde o pneu traseiro desliza antes de chicotear na direção oposta. Esse efeito de chicote projeta o piloto por cima da moto e acaba numa queda mais aparatosa. O lowside ocorre quando o pneu traseiro continua a deslizar até perder aderência, levando à queda. O dispositivo de holeshot permite a um piloto chegar à primeira curva na liderança de uma prova.
Os corretores de uma pista costumam ser pintados com duas cores e costumam estar presentes nas curvas ou após as mesmas. Muitas vezes ajudam os pilotos à entrada e à saída das curvas. O parque fechado, ou parc fermé, é uma área para onde voltam as motos depois de uma corrida ou qualificação. Também é a zona onde se reúnem os três mais rápidos dessas respetivas provas. O pitlane é uma área adjacente à pista onde estão situadas as garagens das equipas. Os pilotos saem do pitlane para começar as sessões e entram no mesmo para mudar de pneus, meter combustível, etc.
A pole position obtém-se quando o piloto consegue obter o primeiro lugar na qualificação. O diretor de corrida garante que as sessões são feitas de forma segura e que as regras são aplicadas (Mike Webb é o diretor de corrida atualmente). O safety car é o carro que está no fundo da grelha quando uma corrida começa. No caso de assistência médica urgente na primeira volta, o safety car está lá. Também é o veículo que inspeciona as condições de pista quando necessário.