Antes do Grande Prémio do Qatar da Qatar Airways, já houve ação importante em pista, com um teste privado a ter lugar no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli. A pista italiana recebeu a KTM e a Aprilia, que estão a acumular quilómetros importantes.
Com os pilotos de testes Dani Pedrosa e Pol Espargaro na KTM e Lorenzo Savadori na Aprilia – que até agora tem estado a substituir Jorge Martin (Aprilia Racing) na grelha – é uma boa oportunidade para começar a trabalhar e ver o que está bem e o que não está antes do Teste Oficial em Jerez a 28 de abril. Enquanto Savadori já teve muito tempo a bordo da RS-GP em 2025, Espargaro e Pedrosa só estiveram presentes no Teste Shakedown de Sepang, no início de fevereiro.



Para ambos, é também uma oportunidade para usarem as concessões a seu favor e tentarem reduzir a diferença para a Ducati. Como se trata de um teste privado, apenas a KTM e a Aprilia estão em pista e os fabricantes de concessões da categoria D – Yamaha e Honda – não estão presentes, optando por manter os seus próprios planos de testes.