MotoGP: KTM desiludiu em Losail
O Grande Prémio do Qatar, em Losail, marcou o arranque da segunda temporada da KTM na classe rainha. Apesar dos testes de pré-época terem sido discretos existia a expectativa, que agora a valer, a marca de Mattighofen estaria mais perto dos rivais.
Contudo ao longo do fim de semana Bradley Smith e Pol Espargaró sentiram dificuldades e foram ainda bafejados com problemas, em especial no caso de Espargaró. Resultado na qualificação não foram além da 20ª e 22ª posições, respetivamente, e a mais de 1.5s do primeiro, o que é uma distância já significativa. Espargaró ainda ameaçou no terceiro treino livre, foi 12º, poder vir a entrar na Q2 (fase decisiva da qualificação), mas um problema na RC16 durante o quarto treino livre levou à troca de moto ao qual se juntou ainda uma queda.
O ramalhete ficou completo na corrida onde pelo segundo ano consecutivo a marca austríaca não somou qualquer ponto no circuito de Losail. Bradley Smith foi apenas 18º e deparou-se com problemas no pneu dianteiro, enquanto Pol Espargaró foi forçado ao abandono, quando estava nos lugares pontuáveis e a fazer uma boa recuperação, devido a um problema eletrónico na sua moto.
Um desfecho amargo para uma marca que terá, rapidamente, de começar a arrepiar caminho e a encurtar distância para os outros construtores. Isto se quiser tornar a RC16 mais apelativa e capaz de seduzir pilotos de maior nomeada para a próxima temporada, como por exemplo o surpreendente Johann Zarco.