MotoGP – Kevin Schwantz: “O comportamento de Marc Márquez é inaceitável”
Lenda do motociclismo, Kevin Schwantz, veio agora deixar claro a sua opinião sobre o incidente que envolveu Marc Márquez e Valentino Rossi, no GP da Argentina.
Para o Campeão do Mundo de 500cc em 1993, o comportamento de Márquez significa que o piloto da Honda deveria ficar, sob alçada da direcção de corrida até ao final da temporada e ser desclassificado se fosse responsável por outra queda.
“Acho que o Marc foi penalizado pelo que fez. Mas acho que até ao final do ano o seu comportamento em pista deveria ficar sobre observação”, sublinhou Kevin Schwantz em entrevista ao Motorsport.com.
Para o antigo piloto da Suzuki, Marquez, ” precisa de ser informado de que, se por qualquer razão, entrar em contacto com qualquer outro piloto, será desclassificado. O MotoGP não é um desporto de contacto”.
Para Schwantz, o comportamento do piloto da Honda é inaceitável até porque: “O problema é que, mesmo que Marc tenha cometido erros no GP da Argentina, ele é um campeão, ele sabe o que está a fazer, e por isso sabe que está mais rápido do que os outros. Dessa forma não pode simplesmente mergulhar na curva, bater noutro piloto e depois dizer: ‘Desculpa, cometi um erro’. Todos sabemos que isso não é uma situação correcta”.
Mas o antigo piloto da Suzuki fez ainda algumas críticas à direcção de corrida tendo sugerido mesmo que piloto da Honda deveria simplesmente ter sido desclassificado por ignorar a ordem de sair das boxes, depois de ter deixado a moto desligar-se na grelha de partida.
“Se ele não fez o que Tony Congram, da IRTA, disse para fazer, então a solução era simples, deveria ter sido desclassificado da corrida logo nas primeiras voltas. Fim de discussão. Essa situação tinha impedido que Marc fizesse as asneiras que veio a fazer no decorrer da corrida”.
O embaixador da Suzuki sublinhou ainda que o MotoGP vai ter de repensar as penalizações “Talvez não sejam precisos daqui para a frente mais ‘ride-through’. Talvez o caminho sejam penalizações de 30 ou 60 segundos”.
Tem toda a razão.