MotoGP: Jonas Folger ausente em 2018

Por a 17 Janeiro 2018 17:19

Rude golpe no seio da satélite Yamaha Tech 3 agora que estamos muito perto de retomar os testes oficiais de pré-época. Jonas Folger, que já havia falhado as últimas quatro jornadas de 2017, anunciou que não irá competir no próximo ano. Uma notícia surpreendente, pois tudo apontava para que o piloto alemão estivesse já presente nos testes oficiais de Sepang (Malásia), que arrancam no dia 28 de janeiro.

Esta decisão prende-se com o facto do piloto alemão não estar preparado em termos mentais e físicos para a exigência de uma temporada na classe rainha numa fase em que está a recuperar do Síndrome de Gilbert, uma doença genética que atinge entre 2% a 5% da população mundial e que afecta o funcionamento do fígado.

“Estou muito triste por dizer isto, mas a verdade é que não poderei competir, em MotoGP, na próxima época. Não consegui melhorar da forma que estava à espera e nesta fase não me sinto a 100% para pilotar um protótipo de MotoGP. Espero regressar um dia e agradeço todo o apoio demonstrado”, disse Jonas Folger em comunicado oficial da Yamaha Tech 3.

Já o chefe de equipa da Tech 3, Herve Poncharal, afirmou que tem o “máximo respeito pela decisão tomada”, mas não escondeu que a ausência forçada do seu pupilo é uma “situação difícil de digerir porque estamos a falar de um piloto em que tinha depositado muitas esperanças e tinha certeza que iria chegar, em 2018, ao topo”.

O dirigente francês revelou ainda que só tomou conhecimento desta decisão ontem à noite. “Recebi uma chamada do agente do Jonas, Bob Moore, onde me transmitiu que Folger não está a 100% em termos mentais e recuperado no aspecto físico”.

Por último o histórico líder do conjunto gaulês abordou o tema da substituição de Jonas Folger, agora que o regresso aos trabalhos em pista está para breve. “Temos de encontrar um piloto substituto. Será uma missão difícil, pois todos os pilotos rápidos estão debaixo de contrato. No mundo das corridas temos de ser proativos e estar em constante reinvenção. Espero que em breve possamos fazer alguém feliz”, disse Herve Poncharal, que o ano passado teve em Kohta Nozane, Broc Parkes e Michael Van der Mark os substitutos de Jonas Folger.

De recordar que na sua temporada de estreia em MotoGP, Jonas Folger esteve a um bom nível ao somar 84 pontos nos 14 Grandes Prémios onde marcou presença, tendo como melhor resultado precisamente o segundo lugar no seu Grande Prémio da Alemanha.

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x