Johann Zarco (Honda) terminou o último dia de teste da MotoGP em Sepang em 7º lugar. O piloto francês conseguiu melhorar a sua sensação na RC213V e nas corridas quer lutar pelo top 10 desde o início.
Na temporada de MotoGP de 2024, Zarco foi o melhor piloto da Honda com o 17º lugar na classificação geral. Com o 7º lugar na tabela de tempos na sexta-feira, Zarco foi mais uma vez o piloto mais rápido numa RC213V. O experiente piloto ficou 0,711 segundos atrás do mais rápido Alex Márquez (Ducati).
– “Suspeito que podemos classificar este teste como positivo, mais do que eu esperava”, disse Zarco. O nosso desempenho na sexta-feira foi muito bom e isso deixa-nos confiantes de que podemos nos aproximar dos melhores. A diferença hoje não foi tão grande comparada ao passado.”
“Testamos muitas coisas durante estes três dias. Hoje conseguimos juntar todas essas coisas e funcionou muito melhor. Não há coisas que façam grande diferença na moto, mas no geral notei que tenho mais controle sobre ela. Estou feliz com isso. Agora precisamos do teste na Tailândia para continuar a testar todas essas coisas. Depois decidimos qual pacote é o melhor para começar a temporada. Temos que decidir quais peças usaremos para homologar a moto.”
Como se viu em Sepang, a Honda ainda está atrás em termos de velocidade máxima. Essa é a maior fraqueza? Questionou a Speedweek.com
“Pode ser, sim. Algumas outras motos são muito fortes ao acelerar. É uma área difícil porque quando estamos a perseguir alguém e percebemos que estamos a perder terreno, é difícil”, lamentou Zarco. “Analisamos todas as curvas, mas nem sempre demos o maior foco a elas. Precisávamos trabalhar em outras coisas para dar aos pilotos uma sensação melhor – conseguimos encontrar isso e isso me deixa feliz. Quanto ao motor, não sei como poderia ser melhorado. A Honda está a fazer o melhor que pode para extrair o máximo de potência utilizável – espero que consigamos algo melhor nesta temporada. Mas tenho a certeza de que podemos lutar pelo top 10 desde a primeira corrida – esse é um dos meus principais objetivos no momento.” Concluiu Zarco.
