MotoGP: Joan Mir pode falhar a corrida de Misano
Joan Mir sofreu fraturas no tornozelo direito após a queda na Áustria, e está em risco de falhar a corrida de Misano. Depois do título de 2020, esta é a pior temporada de sempre do piloto balear, que já soma seis quedas sem uma única subida ao pódio.
O piloto espanhol não só deixou o Red Bull Ring com mais um DNF, como também se lesionou no tornozelo direito, e pode ser algo sério. O campeão de 2020 caiu durante a primeira volta da corrida na Áustria, sendo projetado da sua Suzuki com toda a força para a gravilha. Um terrível acidente que resultou em fraturas no tornozelo esquerdo e alguns ossos fragmentados: a única fatalidade que faltava na temporada ‘negra’ de Joan Mir.
O acidente de Mir foi um dos mais feios até agora nesta temporada. A meio da volta 1, o piloto das Baleares esforçava-se para se inserir no gupo da frente, mas ainda com o pneu frio acelerou forte na saída da curva 4 e sofreu um violento high-side que o atirou pelo ar… “Perdi a roda traseira e fui projetado. Poderia ter sido muito pior, por isso sinto-me com sorte “, disse Mir que postou algumas nas suas redes sociais em que está a sorrir mas com o pé direito com uma ligadura, num quarto de hospital. “Os primeiros testes mostram alguns fragmentos ósseos e fraturas no tornozelo “, explicou Mir… mas houve uma falha.
Na ausência de testes mais específicos, parece que Mir terá que enfrentar agora um período de recuperação maior, justamente quando o seu futuro com a Honda na MotoGP estava perto de ser anunciado.
Este é o sexto acidente de Mir até agora nesta temporada, um facto alarmante se levarmos em conta que nas três primeiras temporadas de Mir no MotoGP caiu apenas sete vezes em corrida, e essa regularidade ajudou-o a vencer o campeonato mundial de 2020. Ainda mais doloroso é que Mir ainda não subiu uma única vez ao pódio em 2022 , e será difícil fazê-lo. Certamente o Red Bull Ring, onde ele sempre se saiu bem, era sua última esperança, quando faltam sete corridas para chegar ao fim a sua ligação com a Suzuki.
Agora a presença de Mir em Misano está em dúvida, e nem sequer se sabe se Sylvain Guintoli o vai substituir com a Suzuki em estado de ‘liquidação total’ para a saída da categoria rainha no final da temporada.