A grande corrida de Valentino é prejudicada pelo contacto com o australiano. O Doutor pede desculpas, mas Casey não fica satisfeito e responde: “A sua ambição superou o seu talento”.
Desde 1990, o Grande Prémio de Espanha em Jerez de la Frontera é um dos eventos mais aguardados do campeonato do mundo, a estreia da temporada europeia. “O que todos consideram ser o verdadeiro início do campeonato”, disse uma vez Valentino Rossi , que venceu mais do que qualquer outro na pista andaluza, 9 vezes. O Doutor escreveu páginas lendárias na história do motociclismo em Espanha: desde a sua vitória na classe 250 com uma “paragem no banheiro químico” em 1999, até ao seu sucesso com uma “carga de ombro” sobre Gibernau em 2005, até à sua última vitória em 2016, num Grande Prémio dominado da primeira à última volta, largando da pole position.
No entanto, Jerez também causou alguma decepção a Valentino: em 2011, por exemplo, quando houve o acidente com Casey Stoner, com o comentário cáustico do australiano sobre a conduta de Rossi.
Uma grande rivalidade
Rossi e Stoner sempre foram como o gato e rato: no biénio 2007-08, a sua rivalidade foi expressa por meio de ultrapassagens na pista, com o resultado de um título mundial conquistado para cada um. Então os dois se marcaram à distância, cruzando-se com menos frequência. Jerez, em 2011, é apenas uma dessas ocasiões: estamos na segunda corrida do campeonato do mundo, Stoner dominou os testes e o compromisso no Qatar, além de ter conquistado a pole position em Espanha. Rossi, por outro lado, teve problemas no inverno, em Losail conquistou um sétimo lugar e em Jerez largou em décimo segundo. Tudo já parece comprometido, mas o destino parece ter uma mão nisso , trazendo uma chuva leve no domingo que coloca tudo de volta aos carris.

O grande regresso
A todo vapor, Valentino inicia uma grande recuperação: ultrapassagem após ultrapassagem, deixando na fila pessoas do calibre de Jorge Lorenzo. Vale chega até Casey, ataca-o no final da reta e… a frente fecha-se sobre ele , com a moto já mais à frente do australiano. Mas a roda traseira bate na frente da Honda de Casey e os dois vão ao chão. Com a ajuda dos comissários, Valentino levanta-se e larga novamente, terminando em quinto, enquanto para Stoner a corrida termina. Mas o pior ainda está por vir.
Drama nas boxes
Depois da corrida, Rossi vai até à box de Casey para se desculpar, mas a recepção não é das melhores. “O seu ombro está bem?” Stoner pergunta a Valentino, pegando-o desprevenido com uma solicitude inesperada e amarga. Rossi concorda, mas então vem o ataque do australiano. “A sua ambição excedeu o seu talento” , um comentário cuja inspiração para alguns vem de Shakespear. O facto é que Rossi entende e não entende, vai-se embora e só volta ao assunto depois. “Eu não estava lá para o insultar. Fiz o que me deu vontade. Não faço as coisas para as câmeras. Eu queria me desculpar naquele momento. Ele então explicou que a história sobre ambição e talento se referia àquela manobra específica. Ok, mas eu esperava que ele me mandasse à mer##a! Em vez disso, falou do meu ombro como se fosse uma desculpa”.

O facto é que Jerez 2011 continua a ser uma grande corrida… e para que conste, no final foi Jorge Lorenzo quem venceu.