MotoGP, Japão, TL2: Marquez surpreende na chuva e Oliveira (4º) confirma passagem à Q2

Por a 24 Setembro 2022 04:19

Marc Marquez foi o mais veloz no segundo treino livre, integralmente disputado à chuva e onde Miguel Oliveira foi o quarto mais rápido.

Devido à chuva, o segundo treino livre tornou-se praticamente irrelevante na definição de quem passaria ao Q2, com os tempos mais rápidos de sexta-feira a permaneceram como os mais significativos, o que fez com que Pecco Bagnaia e Aleix Espargaró não se tivessem de esforçar muito.

Com ainda muita água no circuito e a meteorologia a não pometer melhoras, a segunda sessão de treinos livres da classe maior inciciou-se com os principais candidatos ao título de MotoGP a terem ligeiras saídas de pista, como foi o caso de Fabio Quartararo, Pecco Bagnaia e Aleix Espargaró. Ao contrário destes, Miguel Oliveira mantinha-se na discusão dos primeiros lugares, sendo o mais rápido no primeiro setor do Twin Ring Motegi.

A 31 minutos do final da sessão, o ‘maestro da chuva’ Oliveira subiu a primeiro com a KTM RC16, tempo que perderia logo a seguir para a Ducati de Jorge Martin (1’56,466), com o veterano de 35 anos Cal Crutchlow como o terceiro mais rápido na RNF Yamaha. Foi depois a vez de Enea Bastianini subir a primeiro, posição que passaria a pertencer aos 34 mnutos da sessão a Marc Marquez com uma volta de 1m55,232s. Martin, Bastianini, Oliveira, Zarco e Quartararo fechavam nesta altura a classificação dos cinco primeiros.

Pecco Bagnaia estava em dificuldades, a mais de dois segundos do melhor tempo e distante dos lugares de acesso ao Q2, visivelmente perturbado pela chuva tal como Aleix Espargaro, ambos na cauda da tabela de tempos. A tentar aproximar-se dos dez primeiros que dão acesso ao Q2, Brad Binder caia a 20 minutos do final, numa altura em que Marc Marquez, Jorge Martin e Miguel Oliveira ocupavam as primeiras posições.

A 12 minutos do final da sessão era mostrada bandeira vermelha devido a uma queda do espanhol Pol Espargaró que deixou a Honda RC213V a meio da curva 8, aproveitando os comissários de pista para uma limpeza da pista cheia de terra nesse local. Com isto, todos aproveitavaram para uma derredeira ida à box. Antes disso, Jack Miller subira a terceiro por troca com Miguel Oliveira, quarto na classificação. Fabio Quartararo era sétimo nesta altura e Bagnaia mantinha-se nas última posições.  

Retomada a sessão para os derradeiros minutos de ‘time attack’, a pista estava mais seca em vários locais, tudo se compondo para um final de sessão emocionante. Para bater estava o tempo de Marc Marquez, um 1’55,232 que parmaneceu intacto até final. Miguel Oliveira que mais uma vez voltou ser o mais rápido no primeiro sector, manteve a quarta posição até final, atrás de Marquez, Martin e Jack Miller.  

O MotoGP volta à ação para o terceiro treino livre (TL3) às 6h25 (hora de Portugal continental), logo seguido das qualificações a partir das 7h05 da manhã.

author avatar
Ricardo Ferreira
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x