MotoGP, Japão, Q2: Marc Marquez no regresso às poles, Oliveira 8º
Marc Márquez (Honda) regressou às poles no MotoGP do Japão, muito tempo depois da última conquista, dando uma enorme alegria à Honda no ‘seu’ circuito. Johann Zarco (Ducati) e Brad Binder (KTM) completam amanhã a primeira linha da grelha de partida para 16ª corrida do campeonato do mundo. Miguel Oliveira não evitou uma queda perto do final da sessão, largando ainda assim para o Grande Prémio do Japão da terceira linha.
Com a chuva a pressistir e 22 graus de temperatura ambiente no circuito de Motegi, 15 minutos serviriam para definir da pole-position para o Grande Prémio do Japão de 2022. Jack Miller dominava a tabela de tempos provisória, na frente de Pecco Bagnaia e Fabio Quartararo. Porém esta hieraquia foi posta em causa logo nos primeiro minutos do Q2, com Johann Zarco a tomar o melhor tempo na frente de Marc Marquez, Brad Binder, Miguel Oliveira e Fabio Quartararo – os cinco primeiros a 7 minutos do final da sessão.
Miguel Oliveira que estava como peixe na água, subia então a terceiro, com direito a um lugar na primeira fila da grelha, continuando uma volta depois como o mais rápido nos dois primeiros sectores, caindo no sector seguinte. A apenas dois minutos do final estava assim terminada a sessão para o piloto luso, baixando a quarto com a subida de Jack Miller a terceiro.
Marc Marquez que tinha entretanto assumido o topo dos tempos com uma volta de 1m55.214 segundos, marca que iria permitir ao oito vezes campeão mundial regressar a uma pole-position, logo na sua segunda corrida de regresso às pistas. O francês Zarco foi o segundo mais rápido da sessão, na frente de um supreendente Brad Binder que chegou a ameçar o tempo de Marquez no último minuto.
Nas posições imediatas, qualificavam-se para a segunda linha da grelha de partida Maverick Viñales, Jorge Martin e Aleix Espargaró, com Miguel Oliveira a liderar a terceira linha, na oitava posição. Fabio Quartararo e Luca Marini fecharam a classificação dos dez primeiros, com Francesco Bagnaia a ter de partir amanhã da 12ª posição.
A corrida de MotoGP tem início amanhã (domingo), a partir das 15h00 locais, 7h00 em Portugal continental.