MotoGP, Japão Q1: Morbidelli e Quartararo passam à Q2
Franco Morbidelli e Fabio Quartararo estabeleceram os dois tempos mais rápidos no Q1 na manhã de sábado, chegando assim ao Q2. Fernandez e Miller ficaram perto do conseguir.
Com a Ducati da Pramac, Morbidelli teve dificuldades em acertar os tempos de volta no dia anterior e teve que fazer a passagem na Q1. O mesmo para o francês Quartararo, com uma sexta-feira em que andou com a Yamaha M1 pela segunda metade do pelotão de 22 pilotos do MotoGP.
No início da sessão todos saíram rapidamente porque havia ameaça de chuva. Portanto, houve muita pressão para definir um tempo competitivo logo no início da sessão. Os pilotos mal haviam acertado os primeiros tempos quando as bandeiras de chuva surgiram, faltando pouco menos de 12 minutos para o fim da sessão. Jack Miller com a KTM subiu para primeiro com o tempo de 1m44,432 minutos, dois décimos de segundo atrás de Augusto Fernández. Miller então melhorou para 1:44.296, Raul Fernández vinha a seguir.
Nos últimos três minutos, veio o melhor tempo esperado de Morbidelli: 1m43,746s. O topo e a entrada no Q2 do italiano na Ducati ficou garantido.Atrás de Morbidelli, Fabio Quartararo deu um salto espectacular para a segunda sessão de qualificação com a sua Yamaha. Raul Fernandez ficou fora do Q2 com a Aprilia da Trackhouse.
Sessão difícil para Jack Miller que não conseguiu melhorar mais e perdeu o Q2 em quarto lugar. Lorenzo Savadori, que substituiu Miguel Oliveira (que fracturou o pulso em Mandalika) ficou em penúltimo lugar, à frente do piloto wildcard Remy Gardner.