MotoGP, Japão: Os líderes das diferentes categorias
Depois do GP de Aragão do passado fim-de-semana, o evento de MotoGP em Motegi continua na sexta-feira. Mas atenção: há um programa muito alterado!
Como o tempo entre o GP de Aragão e a próxima corrida no Japão é curto, foi decidido há meses atrás que não haveria treinos na manhã de sexta-feira no Twin Ring Motegi. Assim, serão realizadas menos sessões de treino em todas as classes do Campeonato do Mundo, numa ordem invulgar: Moto3 antes de Moto2, depois MotoGP.
Os tempos combinados do TL1 e do TL2 decidem quem se qualifica para a qualificação. Na classe de MotoGP, o Treino Livre 3 substitui o TL4 – por isso não é grande a diferença.
Em termos do campeonato de MotoGP, Fabio Quartararo (Yamaha) chega à primeira das quatro corridas fora da Europa como líder, mas o francês conseguiu apenas fazer algumas curvas na última corrida em Espanha. Uma queda impediu-o de pontuar e o campeão do mundo também sofreu queimaduras e contusões na parte superior do corpo – estará em forma em Motegi? Pecco Bagnaia (Ducati) é o mais direto perseguidor e com o segundo lugar em Aragão reduziu a diferença para dez pontos no Campeonato do Mundo. Aleix Espargaró (Aprilia) também está apenas 17 pontos atrás de Quartararo.
Na classe de Moto2, Augusto Fernández (Red Bull KTM Ajo) lidera com sete pontos de diferença sobre o japonês Ai Ogura, à espera da sua oportunidade. Na sua ronda caseira, o piloto da Honda Team Asia quer dar aos seus fãs uma forte prestação. Aron Canet já está 37 pontos atrás de Fernández, no terceiro lugar.
Com a vitória de Moto3 em Aragão, Izan Guevara (GASGAS Aspar) já tem 29 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipa Sergio Garcia. O líder do Campeonato pode lançar as bases para a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo em Motegi. O piloto da Honda Dennis Foggia está em 3º lugar.