MotoGP, Japão, Grelha: Marc Márquez repete a pole em Motegi… 1071 dias depois!
Marc Márquez vai liderar a grelha para a sua 150ª corrida de MotoGP e Pol Espargaró larga em 11º depois de um assustador acidente de manhã. Mas, tristezas à parte, o dia foi de enorme celebração na Honda, e logo no ‘seu’ circuito caseiro.
Foi em Motegi em 2019, há precisamente 1071 dias que Marc Marquez largou pela última vez da pole position para uma corrida de MotoGP. A sua melhor volta de 1m55,214s no Q2, assinala um momento significativo na sua recuperação, tendo o hexacampeão mundial de MotoGP sidoi recebido e felicitado no Parque Fechado por Koji Watanabe, o próprio presidente do HRC.
Um sábado positivo, que certamente deu um impulso ao moral do #93 e da Repsol Honda, apesar de todos os envolvidos manterem expectativas realistas para a corrida de 24 voltas. Assim como em Aragão, o objetivo principal da corrida é trabalhar para melhorar as condições do braço de Márquez e desenvolver ainda mais a Honda RC213V.
Marc Marquez (1º): “Um dia incrível que devemos comemorar e aproveitar”
“Sabia que poderia ser rápido no piso molhado e tinha que tirar o máximo proveito disso. É bom voltar à pole, estar na primeira fila no circuito caseiro da Honda – eles merecem porque estão a trabalhar muito. Se estiver seco amanhã, voltaremos à nossa realidade, mas não importa o que aconteça, tenho a certeza de que vou aproveitar as primeiras voltas. Quero agradecer à HRC e à Repsol Honda por continuar a apoiar e acreditar em mim, estamos a chegar.”
Esta foi também a primeira pole position da Repsol Honda desde Silverstone em 2021 com Pol Espargaró. O #44 teve um sábado misto no Japão e uma queda durante a sessão matinal não permitiu conhecer a sua velocidade no piso molhado. Incólume no acidente onde por muito pouco evitou um violento high-side, Espargaró foi direto para o Q2 enquanto a chuva continuava a cair. A mudança nas condições fez com que Espargaró não conseguisse recuperar a forma de antes e largaria em 11º, uma posição à frente do líder do campeonato Pecco Bagnaia.
Pol Espargaró (11º): “A distância entre uma boa volta e uma queda é muito pequena no molhado”
“Hoje eu estava me sentia-me bem de manhã antes do acidente. Isso pode acontecer no molhado porque as condições estão sempre a mudar e a linha é muito pequena. A distância entre uma boa volta e uma queda é muito pequena no molhado, mas ainda assim senti que poderia ser rápido na qualificação. Depois tudo mudou à tarde com as condições e a moto não estava mais como antes, até parei para trocar o pneu traseiro para ver se era esse o problema mas não mudou nada. É uma pena porque tínhamos muito potencial, mas vamos ver o que acontece no domingo. Parabéns ao Marc e a toda a equipa, ele fez algo impressionante hoje.”
Com Iker Lecouna a fazer a sua a pole de estreia nas SBK, este fim-de-semana assinala a primeira vez que as motos da Honda conquistam a pole, tanto na MotoGP quanto nas SBK desde o dia 16 de outubro de 2011.
O Grande Prémio do Japão está programado para começar às 15h, horário local, 7h00 na hora de Portugal continental.