Francesco Bagnaia, homem mais rápido dos primeiros três treinos livres do Grande Prémio de Itália de MotoGP, foi também o piloto mais rápido da quarta sessão de treinos, que serve apenas para testar o ritmo de corrida. O italiano da Ducati rodou em 1:46.614 minutos, batendo Marco Bezzecchi (VR46) por 433 milésimos de segundo e Marc Márquez (Honda) por 461 milésimos.
Destaque para Miguel Oliveira, que foi apenas 14.º na tabela combinada dos três primeiros treinos livres, mas foi quarto nesta sessão, a 535 milésimos de Bagnaia. Aliás, a chegada da chuva, que surgiu com pouca força nos últimos 15 minutos desta sessão, pode ser uma boa notícia para o português, que se sente confortável nestas condições. Brad Binder colocou a segunda KTM também dentro do top-10, no sétimo lugar.
Atrás de Miguel Oliveira (mas exatamente com o mesmo tempo), Jack Miller foi quinto classificado na segunda Ducati, sendo que o australiano vai ter de passar pela Q1, tal como o sexto classificado da sessão, Álex Rins (e ainda Marc Márquez, Miguel Oliveira e Brad Binder). Pol Espargaró também colocou a segunda Honda no top-10, batendo Jorge Martín e Maverick Viñales (que também passa pela Q1).
A primeira fase da qualificação tem início às 13h10, com a Q2 às 13h35.