MotoGP, Itália: Michelin preparada para a alta velocidade no Mugello

Por a 24 Maio 2022 17:10

Com o seu traçado fluido e rápido, Mugello é uma das pistas mais desafiadoras para motos e pilotos. O MotoGP visita Itália no próximo fim de semana e o fornecedor de pneus Michelin está bem preparado.

Como sempre, a Michelin leva três diferentes compostos de pneus secos para a corrida de MotoGP em Mugello. Além dos pneus macios e duros, há também um composto médio para a “classe premium”. Todos os pneus dianteiros são simétricos, enquanto os pneus traseiros são assimétricos. Como em Mugello se curva principalmente à direita (9 curvas à direita, 6 curvas à esquerda), o flanco direito é um pouco mais resistente que o esquerdo.

Embora Mugello esteja numa região muito quente e seca de Itália, há sempre risco de chuva. O pneu de chuva Michelin está disponível em compostos macios e médios, e o pneu traseiro também é projetado de forma assimétrica. No entanto, a previsão meteorológica de terça-feira para o fim-de-semana prevê uma probabilidade máxima de chuva de 30 por cento, as temperaturas deverão manter-se pouco abaixo dos 30 graus à sombra.

Com uma extensão de 5,2 kms, o circuito da Toscânia é uma das pistas mais longas. Com curvas extremamente rápidas, mas também zonas de travagem fortes e uma recta de partida e chegada com mais de 1,1 km, Mugello é um dos circuitos mais exigentes do calendário do Campeonato do Mundo.

“No ano passado foi um pouco estranho aqui em Mugello com as restrições do Covid. É muito bom sentir a atmosfera incrível em Mugello novamente este ano com espectadores. É por isso que este circuito é conhecido”, enfatizou Piero Taramasso, o “Gestor de Motorsport de Duas Rodas da Michelin” antes do fim de semana.

“O clima pode ser muito variável nesta época do ano. Nas montanhas, podem ocorrer temperaturas mais frias pela manhã, mas durante o dia a temperatura pode subir significativamente”, disse o italiano, referindo-se ao desempenho dos pneus. “É um traçado de pista difícil para os pneus e pilotos, mas apesar desses desafios, muitos novos recordes foram estabelecidos no ano passado”, acrescentou Taramasso.

author avatar
Ricardo Ferreira
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x