Fez-se história no Estrella Galicia 0,0 Grande Prémio de Espanha com Alex Marquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) a conquistar uma magnífica primeira vitória de MotoGP, mas há mais do que isso. Com esta famosa vitória em casa, Alex e o seu irmão Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) tornaram-se os primeiros irmãos a subir ao degrau mais alto de um pódio de MotoGP.
Foi uma corrida espetacular do #73, que nunca olhou para trás depois de ter conquistado a liderança de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP). Uma vitória de sonho perante mais de 100.000 fãs em Jerez, disso não há dúvida, e que o levou de volta ao topo do Campeonato de MotoGP a caminho de Le Mans.
A vitória de Alex demorou muito tempo a chegar, tendo a sua última vitória no Grande Prémio sido no Grande Prémio da República Checa de 2019 em Moto2. No entanto, não é uma visão incomum para o nome Márquez dominar o MotoGP com Marc a somar 65 vitórias no MotoGP desde a sua primeira vitória no GP das Américas de 2013. E agora, depois da vitória de Alex, a dupla de irmãos é a única a vencer um Grande Prémio de MotoGP. É um feito e tanto.

No entanto, as emoções foram mistas para o irmão que vestiu de vermelho no domingo, que caiu na Curva 8 na Volta 3, acabando por terminar em P12 após uma impressionante recuperação.
Ao falar das suas emoções após o Grande Prémio, Marc Márquez disse: “É a única razão pela qual tenho um sorriso hoje, estou super feliz e orgulhoso dele. Ele trabalhou muito para ganhar uma corrida no MotoGP, pois era um dos seus objectivos para a carreira. Ganhou a corrida e está a liderar o Campeonato novamente, está a pilotar de uma forma fantástica, por isso estou orgulhoso do meu irmão.”
Fonte:https://www.motogp.com/en/news/2025/04/29/brothers-in-arms-marc-and-alex-marquez-create-history/747298