MotoGP: Investidor americano resgata RNF da falência
‘A equipa RNF vai ter um novo patrocinador e novo dono,’ disse ontem o presidente da FIM, Jorge Viegas, à SportTV. A equipa e os pilotos vão manter a sua ligação à Aprilia, registando-se a entrada de um novo investidor americano, mudanças que hoje ao final da tarde devem ser confirmadas a nívei oficial.
A RNF está à beira do abismo, tudo devido ao não pagamento do seu principal patrocinador e maior acionista, a CryptoData, que há meses não cumpre os seus compromissos.
A situação tornou-se insustentável e Razlan Razali, o antigo proprietário, aquele que vendeu parte das suas ações e continua a dirigir o grupo, anunciou ontem à noite, via Facebook, a sua saída. O malaio vai embora, mas a equipa continuará, sem a Cryptodata que, curiosamente, desembarcou há apenas um ano para resolver os problemas económicos.
Entra assim em cena a Trackhouse, um grupo de investimento americano que possui uma marca de lifestyle e uma equipa na NASCAR . O seu dono é o piloto Justin Marks , que inclusive possui um circuito de kart no seu país.
Apoio da Dorna e Aprilia
Os americanos garantiram o investimento à Dorna e vão assumir o lugar, apesar das tentativas de última hora da Leopard ou Sito Pons de entrar no MotoGP. Miguel Oliveira e Raúl Fernández que têm contrato direto com a Aprilia para 2024 não têm qualquer preocupação, mantendo-se com o apoio da casa de Noale, pelo que vai continuar mais ou menos igual. Perspectiva-se ainda uma mudança de nome da equipa, já que RNF eram as iniciais dos filhos de Razlan.
Marks foi piloto da categoria principal da NASCAR de 2013 a 2018 e conquistou 12 vitórias. Aos 42 anos, em breve virá para Espanha para colocar em ordem todo o seu futuro.