Tendo retirado os pontos mais positivos da pré-época, o Campeão do Mundo de MotoGP de 2020, Joan Mir, estava ansioso por dar os próximos passos e mostrar a sua velocidade em condições de corrida. Um dia forte, capaz de construir e melhorar em cada saída para a pista, faria com que Mir terminasse em sexto lugar na geral com um melhor tempo de 1’29.398 e ganhasse um bilhete direto para a Q2.
Esta é a primeira passagem de Mir diretamente para a Q2 desde o GP da Índia de 2023, onde terminou em quinto na corrida de domingo. Com isto, Mir tem garantido um lugar nas quatro primeiras filas da grelha, mas já mostrou a velocidade necessária para lutar por mais. Tendo muitas vezes lutado pelo ritmo de uma volta em 2024, o resultado de sexta-feira já demonstra as melhorias que ele e a equipa fizeram durante o inverno.


Em declarações para a imprensa da Honda HRC Castrol, Mir falou de um primeiro dia muito positivo em Buriram.
– Este resultado é muito importante para mim e para toda a equipa. Temos de estar felizes com este resultado e com a forma como o dia correu. Passámos por momentos difíceis nos últimos dois anos e este é o resultado de nunca desistirmos, é apenas algo pequeno, mas é um estímulo para todos no projeto. Posso rodar como quero, travar forte, manter a velocidade nas curvas e este é o resultado. Ainda temos de trabalhar em algumas áreas para reduzir a diferença para os outros, mas penso que podemos continuar assim durante o fim de semana e continuar a progredir nas próximas corridas.