O Governo emitiu um despacho, onde identifica como evento desportivo de interesse público o GP de Portugal de MotoGP, que deve ser transmitido em sinal aberto na TV em 2025.
O Governo emitiu um despacho, já publicado em Diário da República, onde identifica os eventos desportivos com interesse público e que, por isso, devem ser transmitidos em sinal aberto na televisão, a partir de janeiro de 2025. No que respeita aos desportos motorizados, integram a lista o Rali de Portugal (15 a 18 de maio) e o GP de Portugal de MotoGP (7 a 9 de novembro), penúltima ronda do Campeonato do Mundo de Motociclismo, para além das competições europeias de futebol e jogos das seleções.
Resta agora esperar pelas negociações entre os detentores dos direitos e a RTP, SIC e TVI.
As empresas que detêm os direitos de transmissão desses eventos (como Sport TV e DAZN) serão obrigadas a ceder parte desses direitos para que as emissoras de TV aberta (TVI, SIC, RTP) possam transmitir os eventos de forma grátis, mas para já é cedo para se saber como será feita a divisão entre as emissoras de TV aberta.
O impacto maior reside sobre a transmissão do GP de Portugal de MotoGP, visto que a SportTV detém até agora os direitos de transmissão para o nosso País, mas sempre em canal ‘fechado’, portanto pago, o que deixará de acontecer num dos canais acima citados (TVI, SIC, RTP) a partir de 2025, de acordo com o despacho do Governo, já publicado em Diário da República.