Começou mal, mas acabou de forma excelente o primeiro treino livre de MotoGP que se realiza esta semana em Assen na Holanda. A sessão foi interrompida logo nos primeiros minutos quando se verificaram um número de quedas anormais, sendo que depois de limpa a pista,o espetáculo foi bom, apesar de ser o primeiro treino livre do GP da Holanda, com o melhor registo a ser batido várias vezes. No final, acabou por ser Danilo Petrucci a terminar na frente.
Jack Miller foi o primeiro a ter problemas, mas os acidentes que levaram à interrupção da sessão começaram com uma queda de Jonas Folger. De seguida, Andrea Dovizioso teve problemas com o motor da sua Ducati e depois foi a vez de Jorge Lorenzo cair. Foi aqui que se começou a desconfiar da presença de óleo na pista. A sessão foi interrompida, poucos minutos depois do seu início, recomeçando cerca vinte minutos depois.
Pouco depois, Marc Marquez passou para a frente, apenas 0,002s face a Alvaro Bautista, mais tarde foi a vez de Zarco, com um registo de 1m35,504s, 0,022s melhor que Marquez. Só que estas mudanças na frente foram mais do que muitas, com Maverick Vinales a bater Zarco por 0,241s e por aí fora…
Foram vários os pilotos que viram as suas voltas anuladas por terem excedido os limites da pista. Jonas Folger recuperou do seu incidente no início da sessão, passou para a frente 0,211s melhor que Vinales.
Crutchlow passou de nono para primeiro, Zarco recuperou a posição logo a seguir, e finalmente Rossi, que andava lá para trás, passou de 11º para 2º (depressa caiu para 5º). Por fim, foi Petrucci o melhor!
Classificação da 1ª sessão de treinos livres