MotoGP, Gigi Dall’Igna: “A Honda e Yamaha cometeram um erro estratégico com Marquez e Quartararo”

Por a 21 Junho 2023 23:13

O director-geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, acredita que a Honda e a Yamaha cometeram um ‘erro estratégico’ ao focar o desenvolvimento da moto de MotoGP em torno dos seus campeões mundiais Marc Marquez e Fabio Quartararo.

Certamente não aconteceu da noite para o dia, mas a Ducati superou as gigantes japonesas Honda e Yamaha, que venceram todas as corridas de MotoGP nas temporadas de 2011 a 2015. Depois de conquistar a trípla coroa de títulos de pilotos, equipas e construtores no ano passado, a Ducati venceu este anos 11 das 14 corridas, incluindo os novos sprints. A KTM tem 2 vitórias e a Honda 1. A Yamaha tem um melhor terceiro lugar para Quartararo, que é o piloto líder com uma máquina japonesa no oitavo lugar na classificação por pontos.

“O erro estratégico deles foi seguir apenas um piloto, para basear o desenvolvimento das suas motos nos resultados e feedback do piloto líder de cada marca”, disse Dall’Igna ao GPone.com “Muitas vezes o que o piloto de ponta, o campeão, diz, não é verdade porque o talento dele cobre os problemas que a moto sofre. Para desenvolver bem um projeto, é preciso ouvir todas as vozes, todos os pilotos.”

Os pilotos da Ducati Francesco Bagnaia, Jorge Martin, Marco Bezzecchi e Johann Zarco atualmente lideram a corrida pelo título de 2023 rumo a Assen neste fim de semana. Segundo Dall’Igna, quaisquer ordens de equipa só entrariam em jogo se “um de nossos estiver a lutar pelo campeonato contra um adversário de outra marca.” Mas se a situação atual continuar no final da temporada, Dall’Igna garante que “cada um dos pilotos da Ducati terá a liberdade de jogar as suas cartas”.

5 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x