MotoGP: Franceses a puxar por Zarco aplaudem queda de Marquez
Quando Marc Márquez caiu na penúltima volta da corrida de MotoGP em Le Mans, houve aplausos estrondosos no Circuito Bugatti. Isto porque o beneficiário do acidente foi o herói local Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).
Enquanto o ex-campeão mundial Fabio Quartararo com a sua Yamaha M1 esteve longe de ser protagonista e só terminou em sétimo graças a inúmeras quedas, o seu compatriota Zarco ainda lutou pelo segundo lugar no final. O experiente piloto beneficiou das quedas de Bagnaia, Vinales, Miller e sobretudo Marc Márquez, mas ao contrário de Quartararo, Zarco teve a velocidade necessária na sua Pramac-Ducati.
Após quatro voltas, Zarco era apenas o décimo, mas foi subindo posição a posição. Em seguida, o piloto de 32 anos alcançou Marc Márquez e Jorge Martin, que lutavam pelo segundo lugar. “Queria estar envolvido no pódio. Felizmente, o Jorge pressionou muito e o Marc caiu. Foi assim que consegui o meu pódio. Queria tentar atacar o Jorge, mas ele era rápido. Um pódio é sempre bom, mas em França é ainda melhor. Foram momentos mágicos.”
Marc Márquez a fazer o seu primeiro Grande Prémio em sete meses, teve um bom desempenho na Honda, mas mais uma vez exagerou. “O Jorge ultrapassou-o na travagem na curva 7. O Marc pode fazer mudanças de direção muito rápidas, mas desta vez ele ultrapassou o limite e a roda dianteira escorregou. Correr com o pneu dianteiro duro tornou-o ainda mais traiçoeiro para ele. Felizmente, eu estava lá e pude beneficiar disso.”
Um total de 278.000 fãs estiveram no 1000º Grande Prémio da história no fim de semana. “Foi incrível”, disse Zarco, que podia ouvir a multidão furiosa sob seu capacete. “Em 2017 e 2021 já tive momentos assim aqui antes, mas dessa vez o sol estava a brilhar e foi ainda melhor. As lutas foram todas duras, a forma como o público me recebeu foi emocionante. Esses foram momentos únicos que não costumamos ter na vida.”