Um regresso a casa foi o tónico ideal para Francesco Bagnaia coroar o regresso às vitórias no Grande Prémio de Itália. O piloto da Ducati não tinha visto a bandeira de xadrez na ronda anterior, mas deu uma alegria aos fãs em Mugello para vencer a oitava ronda do campeonato.
Antes da corrida, o destaque ia para Marc Márquez, que anunciou que iria submeter-se a uma quarta cirurgia ao braço direito, o que queria dizer que, depois de Mugello, o espanhol iria passar algum tempo fora de ação. O piloto da Honda foi décimo classificado em Itália.
A primeira linha da grelha era totalmente composta por italianos, com Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi a serem os dois primeiros, com Luca Marini a completar uma primeira linha surpreendente. Os últimos aguentaram um lugar no top-6, enquanto Diggia caiu para 11.º no final da corrida.
Os problemas da Suzuki continuaram, com nenhum dos pilotos a ver a bandeira de xadrez novamente, e com Álex Rins furioso com Takaaki Nakagami, que considerou culpado pela sua queda. No campeonato, Fabio Quartararo aumentou a sua vantagem sobre Aleix Espargaró, enquanto o DNF de Enea Bastianini o viu ficar a 28 pontos de distância.