Francesco Bagnaia conquistou uma surpreendente primeira vitória da temporada de MotoGP de 2025, depois de as esperanças do seu companheiro de equipa Marc Márquez de uma sequência perfeita de seis vitórias terem terminado num acidente na liderança. Bagnaia, sob crescente pressão depois de ter sido ultrapassado por Márquez em todas as sessões desta temporada, admitiu que o espanhol estava novamente noutro nível antes de cometer o seu grande erro.
– “É uma sensação incrível, estou muito feliz. É a primeira vez que ganho aqui no COTA. Sei que a vitória veio por causa de um acidente do Marc. Ele foi mais rápido do que nós, mais rápido do que todos os outros hoje. Por isso, estava apenas a tentar igualar o ritmo dele o melhor possível. Assim que o vi cair, continuei a forçar para abrir espaço para o Alex. Ele ainda estava muito perto, e não foi fácil – estava a ganhar muito no Setor 1, mantendo-se perto no Setor 2, e eu só consegui afastar-me no Setor 3 travando fortemente na Curva 12.” Explicou Pecco Bagnaia.
Bagnaia espera que a sua vitória marque uma reviravolta depois de ter lutado para explorar a sua força de travagem habitual na último GP25, embora seja fortemente baseado na GP24 do ano passado.
“O início da temporada não foi fácil. Desde os testes de inverno até às duas primeiras corridas, tive dificuldades em encontrar a minha sensação na travagem. Mas este fim de semana ajudou-me muito – finalmente encontrei o que procurava”, disse. “Estou muito feliz pela minha equipa, porque são eles que me incentivam sempre e me fazem sorrir. Por isso, obrigado a eles. Estou super feliz hoje… até já perdi a voz!”