MotoGP, França, Q2: Francesco Bagnaia assegura a pole no último instante
Francesco Bagnaia (Ducati) vai partir da pole position para as duas corridas do Grande Prémio de França de MotoGP. O campeão do mundo fez a sua melhor volta nos instantes finais, em 1:30.705 minutos, batendo Marc Márquez (Honda) por 58 milésimos, com Luca Marini (VR46) em terceiro, a 137 milésimos.
No final da primeira sequência de voltas, Bagnaia era apenas quinto classificado, com Maverick Viñales a ter a pole provisória. Contudo, o espanhol da Aprilia teve um problema na moto que atrasou bastante o seu regresso à pista e o condicionou para a reta final. Os problemas para a Aprilia não terminavam por aí, com Aleix Espargaró a sofrer uma queda a alta velocidade a dois minutos do final da sessão.
Marc Márquez, que disputava apenas a sua segunda qualificação do ano, parecia que ia para a sua segunda pole, depois da de Portimão, mas Bagnaia tirou-lhe essa alegria perto do final. Luca Marini, que passou pela Q1 como o piloto mais rápido, também assegurou a primeira linha da grelha na última volta, à frente de Jack Miller, que tinha dominado o dia de ontem e vai partir de quarto para as duas corridas. Jorge Martín parte de quinto, à frente de Viñales, com Marco Bezzecchi em sétimo, Álex Márquez em oitavo, Johann Zarco em nono e Brad Binder em décimo. Aleix Espargaró, com a queda, qualificou-se em 11.º, à frente de Augusto Fernández, que foi, com surpresa, um dos dois mais rápidos da Q1.
O MotoGP ainda terá a corrida sprint no dia de hoje, agendada para as 14 horas.