MotoGP França: Marc Marquez vence e reforça liderança do campeonato
Marc Marquez liderava o campeonato à partida para o GP de França com apenas 1 ponto de vantagem sobre Alex Rins, 3 pontos de vantagem sobre Andrea Dovizioso e 9 pontos sobre o 4º classificado Valentino Rossi.
Grelha de partida:
1ª linha: Marc Marquez / Danilo Petrucci / Jack Miller
2ª linha: Andrea Dovizioso / Valentino Rossi / Franco Morbidelli
Nas KTM, Pol Espargaro partia da 12ª posição da grelha, com Johann Zarco na 14ª e Miguel Oliveira na 16ª posição
O céu apresentava-se nublado, com possibilidade de chuva mas o piso estava seco… e todos os pilotos escolheram os pneus slicks para o arranque.
No entanto 2 pilotos caíram logo na volta de aquecimento por dificuldades de aderência.
Semáforos apagados, Marc Marquez levou a melhor sobre Petrucci e Miller chegando à primeira curva na liderança. Franco Morbidelli e Pol Espargaro arrancaram muito bem também.
Valentino Rossi passa Morbidelli para 4ª posição na 1ª volta enquanto Miguel Oliveira é ultrapassado por Alex Rins e cai para 17º.
Boa luta nas primeiras voltas com os pilotos todos muito juntos, com Marquez a conseguir no entanto uma ligeira vantagem de 0,5s, mas os seus seguidores todos muito próximos – com Miller, Rossi e Dovizioso a ultrapassarem Petrucci, que assim caía 3 posições para o 5ª lugar.
Entretanto Jack Miller conseguia recuperar a sua diferença para Marc Marquez e colava-se a este, ultrapassando-o na curva 3. Os dois afastaram-se ligeiramente do restante pelotão, mas Marquez não facilitava e mantinha-se bem próximo da roda traseira de Miller.
Após 5 voltas de corrida, Marquez voltava à liderança, ultrapassando Miller enquanto Dovizioso estava muito perto deste, assim como Rossi em 4º.
Estes 4 pilotos afastaram-se ligeiramente do grupo perseguidor liderado por Petrucci, Pol espargaro e Morbidelli.
Uma queda de Peco Bagnaia e Maverick Viñales permitiu a Miguel Oliveira subir à 15ª posição, enquanto o francês Johann Zarco subia à 14ª posição.
Com o tempo a passar, o grupo da frente permanecia inalterado, mas Marc Marquez ia discretamente ganhando alguma vantagem, enquanto Valentino Rossi fazia o oposto, perdendo alguma distancia para Dovizioso e começava a ser alcançado por Danilo Petrucci.
A 15 voltas do final, Petrucci concretiza a ultrapassagem a Valentino Rossi e subia assim ao 4º lugar, se bem que já algo distante de Dovizioso (2s) que estava firme no 3º lugar.
Pol Espargaro continuava a sua boa corrida mantendo-se seguro no 6º lugar, confirmando-se como o melhor piloto KTM, bastante distante de Johann Zarco e Miguel Oliveira e Syarhin que ocupavam posições consecutivas no final da tabela.
A 10 voltas do final e com Marquez bem seguro na liderança, a grande luta da corrida travava-se entre Dovizioso e Miller, conseguindo o piloto oficial da Ducati subir ao 2º lugar.
A meio da tabela, Fabio Quartararo subia ao 9º lugar por troca com Jorge Lorenzo.
Mas entretanto Danillo Petrucci tinha recuperado o seu ritmo e havia-se aproximado de Miller que acabou por ultrapassar a 7 voltas do final, numa fase em que as 3 Ducatis rodavam muito proximas, com Valentino Rossi no 5º lugar a aproximar-se das motos italianas.
E este grupo começou a compactar-se cada vez mais, com Petrucci a ultrapassar Dovizioso e este a responder, enquanto Miller e Rossi assistiam e esperavam pela sua oportunidade de atacar.
No 9º lugar ainda, Fabio Quartararo evidenciando um ritmo forte, estava cada vez mais próximo de Cal Crutchlow.
Estávamos agora a 3 voltas do final e as 2 Ducatis oficias tinham fugido de Miller e Rossi.
Miguel Oliveira na 14ª posição, via ser-lhe atribuída uma penalização de 1,5s relegando-o para a 15ª posição por troca com o seu companheiro de equipa Hafish Syahrin, mas conseguindo mesmo assim marcar 1 ponto na corrida.
Vitória sólida por parte de Marc Marquez que assim reforça a sua posição no campeonato.
Vitoria 300 da Honda na categoria rainha.