O dia 22 de maio de 2017 ficou para sempre gravado como um dos piores dias na história do motociclismo. Nesse dia, Nicky Hayden, um dos pilotos mais populares de MotoGP dos últimos 20 anos, morreu em decorrência de um acidente de trânsito.
Na tarde de 22 de maio de 2017, os médicos da Clínica Bufalini em Cesena/Itália, com o consentimento da família e dos quatro irmãos, desligaram as máquinas de suporte à vida. Nicky Hayden perdeu a vida aos 35 anos. A estrela de MotoGP e Superbike ficou gravemente ferida num acidente enquanto treinava de bicicleta.
O fatídico acidente aconteceu a algumas centenas de metros do “Misano World Circuit Marco Simoncelli” quando o ‘Kentucky Kid’ conduzia a sua Specialized. No cruzamento da Via Raffaelli com a Via Tavoleto, colidiu com um condutor de um Peugeot 206 coupê. A força do impacto projetou o americano de 35 anos de Owensboro, Kentucky, contra o pára-brisa e na estrada, ferindo-o gravemente. Hayden foi primeiro levado para o hospital em Rimini, depois levado de helicóptero para a clínica neurológica especializada “Ospedale Maurizio Bufalini” em Cesena, onde os médicos lutaram por o salvar.
Uma hemorragia cerebral como resultado de um trauma craniocerebral e várias fraturas no tórax e na pelve foram então diagnosticadas. No entanto, essas fraturas nunca poderiam ser tratadas devido ao seu estado de saúde desesperante.
Os ferimentos na cabeça também foram tão graves que os médicos falaram de uma “condição muito crítica” desde o início. Hayden, portanto, não podia ser operado na cabeça, apenas ondas cerebrais fracas eram mensuráveis no EEG. As máquinas de suporte à vida foram desligadas alguns dias após o acidente.
Um piloto lendário
Nicky Hayden tornou-se Campeão de Superbike nos EUA em 2002 e estreou-se no Campeonato do Mundo de MotoGP em Suzuka (Japão) no ano seguinte. Com sua natureza aberta, sorriso travesso, atitude sempre positiva e espírito de luta sem fim, o americano rapidamente se tornou um dos pilotos mais populares da era do MotoGP.
Quando derrotou Valentino Rossi no grande confronto de Valência em 2006, o italiano caiu na corrida e Hayden terminou em terceiro e tornou-se Campeão do Mundo de MotoGP: o “Kentucky Kid” tornou-se imortal.
Hayden rodou para a equipa de fábrica da Repsol Honda de 2003 até ao final de 2008 e depois passou cinco anos com a equipa de fábrica da Ducati a partir de 2009. Em 2014 e 2015, assinou com a equipa Honda Open Class de Jorge Martinez. Entre 2003 e 2015, o número 69 conquistou 28 pódios em 218 corridas, incluindo três vitórias: uma em Assen e duas em Laguna Seca. Hayden largou da pole position cinco vezes no Campeonato do Mundo de MotoGP e fez a volta mais rápida sete vezes. Nicky tem 1698 pontos no campeonato na sua conta de MotoGP.
Em 2016, Hayden mudou para o Campeonato Mundial de Superbike com a Honda Motor Europe. No seu primeiro ano, terminou em quinto no Campeonato do Mundo, venceu a corrida na chuva em Sepang, a última vitória da Honda no Campeonato do Mundo de Superbike até à data, e conquistou outros três pódios.
Nicky Hayden queria ser o primeiro piloto a tornar-se Campeão dos EUA, Campeão de MotoGP e Superbike. Mas um acidente de trânsito fatal roubou-lhe a vida.