MotoGP: Família Nieto, uma vida nas corridas
O apelido Nieto está intimamente ligado à história do motociclismo espanhol bem como do Mundial de MotoGP ao longo das últimas décadas.
Tudo começou em 1964 quando Ángel Nieto estreou-se no Mundial de Motociclismo então no Grande Prémio de Espanha, em Montjuïc, aos comandos de uma Derbi inscrita na categoria de 50cc, onde ao longo da sua carreira viria a conquistar seis títulos mundiais. A estes juntaram-se mais sete campeonatos na categoria de 125cc, que fazem de Ángel Nieto o ‘rei das motos de baixa cilindrada’ e o segundo piloto mais titulado da história do Mundial, sendo apenas superado pelos 15 títulos de Giacomo Agostini.
Ao longo da sua carreira este espanhol nascido em Zamora no dia 25 de janeiro de 1947 alcançou 90 vitórias, 139 pódios, 16 poles e 63 voltas mais rápidas. Tudo em 186 Grandes Prémios, que foram realizados entre 1964 e 1986. Mais tarde e já depois de pendurar o capacete e as luvas viria a fundar em 1987 uma equipa denominada de ‘Team Ducados Ángel Nieto’ e onde chegaram a pontificar os então jovens Jorge Martínez ‘Aspar’, Carlos Cardús, Alberto Puig ou Julián Miralles. Esta formação viria a ser desmantelada perto do final de 1988.
Anos depois este esteve integrado na Vía Digital Team, equipa onde foi responsável e em que no ano de 1999 ajudou Emilio Alzamora a chegar ao título mundial de 125cc no famoso campeonato em que o espanhol alcançou o ceptro mundial sem vitórias e por apenas um ponto de vantagem para o segundo classificado, Marco Melandri.
Na linhagem Nieto seguiram-se os seus filhos Pablo e Ángel Nieto Jr. que nunca tiveram nem de perto nem de longe o sucesso do pai. No caso de Pablo Nieto, atual chefe de equipa da Sky VR46, o seu melhor momento foi a vitória em 2003 na corrida de 125cc do Grande Prémio de Portugal realizado no Circuito do Estoril.
Paralelamente também o sobrinho de Ángel, Fonsi, fez carreira no Mundial de MotoGP e inclusive chegou a fazer um Grande Prémio em MotoGP, então no ano de 2007 e com as cores da Kawasaki. Mas foi em 250cc que Fonsi Nieto conheceu os melhores momentos da sua carreira ao conquistar cinco Grandes Prémios entre 2002 e 2003, sendo que no primeiro ano foi mesmo vice-campeão do mundo.
Tal como o seu primo Pablo, Fonsi Nieto também venceu o Grande Prémio de Portugal, mas este em 2002 e claro está na categoria de 250cc. Viria a prosseguir a carreira no Mundial de Superbikes, numa carreira que estranhamente nunca deu o salto para voos maiores como a dada altura chegou a perspectivar-se. Pelo meio existe ainda o terceiro filho de Ángel, Hugo, que contrariamente aos irmãos e pai tem no ténis a sua grande paixão.