MotoGP, Fabio Quartararo: Primeiro o duelo final e depois a operação
Fabio Quartararo vai terminar 2022 no bloco operatório para ser operado ao dedo médio da mão esquerda, lesionado na Malásia. O francês vai enfrentar tudo depois de Valência, a última corrida da temporada, onde precisa necessariamente de vencer para renovar o título de campeão do mundo.
No circuito Ricardo Tormo, Fabio Quartararo e Francesco Bagnaia vão disputar o título, mas o francês estará a 100 por cento. com uma microfratura no dedo médio da mão esquerda, lesionada na quarta sessão de treinos livres de Sepang com uma queda.
O último esforço em Valência
Quartararo só tem uma única opção: vencer. Pecco Bagnaia tem uma boa vantagem de 23 pontos, graças às excelentes corridas disputadas na segunda metade da temporada em que conseguiu reverter completamente a situação no campeonato. Quartararo já mostrou que é capaz de conviver com a dor no dedo na corrida realizada em Sepang, onde largou em décimo segundo com a M1, terminando na terceira posição, resultado que não permitiu a Bagnaia celebrar o título.
Bagnaia é o favorito
A luta pelo título é mano a mano e o piloto da Ducati chega ao circuito espanhol com a possibilidade de devolver o título mundial a Itália, trazendo a Ducati de volta ao sucesso. Bagnaia torna-se Campeão do Mundo de MotoGP de 2022 em Valência em qualquer caso se chegar à meta antes de Quartararo, ou se chegar à meta em décimo quarto, independentemente da posição do rival francês.
Se Quartararo vencer a corrida, Bagnaia perderia o título apenas ao terminar em décimo quinto. Só assim o piloto da Yamaha pode fazer o bis no MotoGP. No entanto, fazendo uma análise também é verdade que Quartararo não venceu nenhuma das últimas seis corridas de MotoGP, sinal de que a segunda parte do campeonato está a ser bastante difícil para ele.
Se chegassem à igualdade de pontos, o título ainda iria para o italiano que conquistou um número maior de vitórias que o seu rival: sete contra três do “Diablo”. Os dois andam de mãos dadas e a vitória de Pecco em Sepang foi a sua décima primeira na categoria rainha, igualando assim o próprio Quartararo, em vigésimo segundo lugar neste ranking.
Após a última corrida, haverá o dia de testes, marcado para terça-feira, 8 de novembro, onde o francês testará o novo pacote da Yamaha para 2023. Depois disso, Fabio Quartararo irá ‘à faca’.