MotoGP: Fabio Quartararo pode juntar-se ao clube dos 300 pontos
Com apenas duas corridas para terminar a temporada de 2021 de MotoGP, Fabio Quartararo ainda pode chegar à mítica barreira dos 300 pontos. O francês da Monster Energy Yamaha MotoGP tem 267 pontos, e depois de conquistar o título em Misano, chega agora ao Algarve com essa possibilidade, podendo dessa forma alcançar algo que alguns dos grandes nomes do motociclismo fizeram no passado.
Quartararo consegue, em média, 16.8 pontos por Grande Prémio, mostrando grande consistência. O último campeão a alcançar os 300 pontos foi Marc Márquez, pela Honda, em 2019, quando chegou a um recorde de 420 pontos em 19 corridas. Nas épocas em que foi campeão, Márquez só não conseguiu alcançar essa barreira em 2016 e 2017, ficando a apenas dois pontos.
Valentino Rossi faz ainda melhor. Das sete vezes que se sagrou campeão mundial, o ‘Doutor’ conseguiu sempre mais do que 300 pontos, registando uma percentagem de vitórias sempre superior a 50%, exceto em 2007.
Para além de Rossi, Jorge Lorenzo também ganhou três títulos, sempre com mais de 300 pontos. Casey Stoner foi duas vezes campeão, com duas máquinas diferentes, batendo também os 300 pontos em ambas as ocasiões.
Desde o primeiro ano com 16 corridas, em 1999, apenas seis pilotos campeões falharam o alcance da marca dos 300 pontos, incluindo o campeão do ano passado, Joan Mir (que só teve 14 corridas, num calendário mais curto devido à pandemia). Quartararo tem duas corridas para continuar a sua consistência e para se juntar à elite.